Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Goianésia treina colaboradores da enfermagem

A Policlínica Estadual da Região do São Patrício – Goianésia realizou nesta quarta-feira, 26, um treinamento com a equipe de enfermagem para qualificar os profissionais para atuarem no setor de hemodiálise da unidade de saúde. Com o tema 'preparação para realização do procedimento o Cateter Duplo Lúmen', a capacitação foi ministrada pela enfermeira Fabiana Pereira do Nascimento.

De acordo com a profissional, uma das atribuições da equipe de enfermagem no setor de hemodiálise é a preparação para realização do procedimento do Cateter Duplo Lúmen, que deve realizado seguindo o protocolo, a fim de evitar contaminação, e fornecer uma assistência de qualidade e com segurança ao paciente. “O médico escolhe a melhor via de acesso para inserção do CDL, tendo como opção jugular, subclávia e femoral. Esse dispositivo é utilizado até a confecção e liberação da Fístula Arteriovenosa (FAV), que em média poderá ser utilizada após 30 dias A preparação do paciente e o encaminhamento até sala onde será realizado o procedimento deverá ser realizado pela equipe de enfermagem”, explica.

Durante o treinamento, Fabiana reforçou o protocolo operacional padrão para realização do procedimento. “A equipe de enfermagem deve seguir o passo a passo para realizar o procedimento de forma segura e sistematizada. O profissional de enfermagem reúne os materiais e auxilia o médico na realização do procedimento. Além disso, orienta o paciente e familiares e realiza antissepsia do local. Após procedimento, realiza o curativo, monitora e acompanha o paciente”, destaca.

A enfermeira ressalta que é importante que a assistência seja realizada seguindo o Protocolo Operacional Padrão (POP) a fim de evitar erros, e fornecer um atendimento de segurança e qualidade ao paciente. Após o treinamento, foi aplicado um teste para avaliar cada colaborador presente na capacitação.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias