Home / Saúde

SAÚDE

Carreta da Prevenção atende em Vila Boa

Por Hélmiton Prateado

A Unidade Móvel de Prevenção do Câncer de Mama e de Colo Uterino chegou à cidade de Vila Boa, no nordeste goiano, para atendimentos de mamografia e exames preventivos de Papanicolau. A Carreta da Prevenção, como é conhecida é da Policlínica Estadual da Região do Entorno, em Formosa, que foi recentemente inaugurada pelo Governo de Goiás.

A cidade de Vila Boa tem uma população de 6.500 habitantes e se localiza às margens da Rodovia BR 020, em uma região carente de atendimento secundário de saúde. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde aproximadamente 1.800 mulheres estão em condições de realizar mamografias, o que aumenta a dificuldade para regular pacientes e fazer exames.

De acordo com a secretária Maria de Fátima Francisco de Oliveira Alves é uma dificuldade grande agendar exames como mamografia para as mulheres, porque duas vezes por mês um grupo de 15 a 20 mulheres eram levadas para Alvorada do Norte em um microônibus da prefeitura, mas a fila nunca reduzia.

“Nunca conseguíamos reduzir essa fila porque a cada dois anos é preciso repetir os exames, então a sensação que fica é de que estamos enxugando gelo, porque nunca acaba”, comenta. Com a chegada da Carreta da Prevenção a secretária estima que terão uma folga maior para planejar as ações. “Esse é um benefício muito grande que o Governo do Estado está levando até municípios como o nosso e será uma alavancada enorme para reduzirmos a fila de espera”, frisa a secretária.

Primeira vez

A agende comunitária de saúde Suely Abreu Rodrigues, 46 anos, fala com propriedade sobre a importância de uma unidade fazer exames assim na cidade. Casada e com quatro filhos ela fez mamografia pela primeira vez. “É gratificante poder ver mulheres da cidade tendo acesso a um exame importante como esse com a facilidade de vir aqui mesmo, perto de nós. Ver isso chegar até nós como política de saúde é maravilhoso porque muitas mulheres lutam por longos anos para poder fazer uma mamografia e isso é muito importante para prevenir doenças indesejáveis”, finaliza.

A coordenadora-geral da Policlínica de Formosa, Silvana Mofardini diz que a unidade está em contato com outras prefeituras e a Superintendência de Regulação do Estado para incluir outros municípios na rota da Carreta da Prevenção. “Vamos levar uma assistência à saúde humanizada e com especialização onde seja necessário e possível”, garante.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias