Home / Saúde

SAÚDE

Março Amarelo traz conscientização sobre endometriose

Sentir dor não deve ser normalizado, quando sentimos dor é um sinal do nosso corpo que algo não está bem. Algumas meninas e mulheres normalizam tal desconforto a partir da menarca que nada mais é que a primeira menstruação, mas é importante ressaltar que a dor não deve ser normalizada.

A campanha Março Amarelo tem como objetivo levar conhecimento sobre a importância do acompanhamento médico para realização de exames periódicos que possam diagnosticar a doença ainda em sua forma leve.

A endometriose é responsável por afetar mais de 7 milhões de brasileiras, causando a infertilidade em 30% delas, conforme a Associação Brasileira de Endometriose (SBE). Cerca de 15% das mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos) sofrem com o problema.

Ela é caracterizada pela presença de endométrio fora do útero. O endométrio é a camada que reveste internamente a cavidade uterina e é renovado mensalmente por meio da descamação durante o fluxo menstrual.

Em algumas situações, este tecido, além de ser eliminado em forma de menstruação, volta pelas trompas, alcança e se deposita na cavidade pélvica e abdominal, formando a doença que, por vezes, é de caráter crônico e progressivo.

Entre os principais sintomas estão cólicas menstruais intensas e, muitas vezes, incapacitantes, dores pélvicas crônicas, desconforto durante as relações sexuais e infertilidade. Cerca de 25% das mulheres com endometriose não apresentam sintomas, descobrindo o problema somente quando apresentam dificuldades para engravidar.

O diagnóstico precoce faz toda a diferença no futuro reprodutivo feminino, quanto mais cedo começar o controle adequado da doença, evita-se o comprometimento de órgãos, tecidos e a redução da capacidade fértil.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias