Home / Saúde

SAÚDE

Jardim Terapia no HMAP

Internada há 27 dias no Hospital Municipal de Aparecida Íris Rezende Machado (HMAP), em virtude de complicações da dengue, Aparecida Ferreira Lopes, 66 anos, teve uma tarde especial e calorosa nessa quinta-feira, 25. Ela se ausentou do leito de enfermaria, sentiu a luz do sol e contemplou o jardim da unidade de saúde.

O banho de sol no jardim do HMAP já faz parte do tratamento humanizado que o hospital proporciona aos seus pacientes. O espaço, que além de um local visualmente agradável, com flores e verde, auxilia os pacientes que estão em tratamento. É impossível não se acalmar diante do visual das plantas, do aroma das flores.

A ciência já comprovou que pessoas que passam mais tempo em jardins usufruem de benefícios diversos à saúde psicológica e física, especialmente quando submetidas a tratamentos médicos. No HMAP os pacientes utilizam dessa terapia e sempre que possível passam um tempo no jardim da unidade. Até chegar ao espaço aberto, todos os cuidados são tomados pela equipe assistencial. Dona Aparecida desceu para o banho de sol, acompanhada e assistida pela equipe de enfermagem e pela Comissão de Humanização da unidade.

O passeio proporciona momentos de relaxamento e estreita a relação com a equipe. Além disso, revigora o paciente, o faz ter um novo ânimo para seguir o tratamento, que muitas vezes, envolve um período prolongado de hospitalização. De acordo com a gerente de enfermagem do HMAP, Analu Alves, o hospital prioriza a qualidade do atendimento ao paciente e entende que o contato com o meio ambiente reflete na recuperação psicológica e física.

A coordenadora de Humanização do HMAP, Núbia Rodrigues, revela que a unidade olha para o paciente com um indivíduo biopsicossocial, uma abordagem multidisciplinar que compreende as dimensões biológica, psicológica e social do usuário.“Nós nos preocupamos com os desejos e as necessidades do paciente para que ele seja atendido em sua totalidade. O cuidado acontece por meio de ações integradas de uma equipe de saúde. Nós não só tratamos a doença, mas cuidamos do amor de alguém”, afirma.

O jardim, além de ser um espaço que pode beneficiar os pacientes, também tem impacto positivo em colaboradores e demais usuários dos serviços de saúde do hospital. Os elogios ao espaço são frequentes em afirmar ser um ambiente de bem-estar, conforto e relaxamento.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias