Home / Saúde

SAÚDE

Sustentabilidade é tema de palestra na Policlínica de Quirinópolis

A Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis, realizou uma palestra sobre consumo consciente para os colaboradores da unidade. A ação foi conduzida pela técnica em segurança do trabalho Anna Paula e pela assistente administrativo Ettiely Carolaine.

De acordo com Anna Paula, a sustentabilidade é a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, mantendo a qualidade de vida e os ecossistemas em harmonia com as pessoas.”Um consumo consciente proporciona a redução de desperdícios, gastos extras e ainda ajuda o meio ambiente”, explicou.

A colaboradora Ettiely apresentou para os presentes os 7R’s da sustentabilidade:

Repensar: repense seus hábitos. Pense bem antes de comprar. Escolha comprar somente o que realmente é necessário. O consumo excessivo causa degradação ambiental;

Recusar: recuse produtos fabricados por empresas que não respeitam a natureza ou prejudicam o meio ambiente. Opte por comprar de quem produz com baixo impacto no ambiente e beneficia a sociedade.
Reduzir: usando corretamente produtos com maior durabilidade e com embalagens na medida certa, você vai reduzir o consumo de energia, de água e a quantidade de lixo residual. Assim, quando for comprar alguma coisa, pense em como reduzir a quantidade de lixo que será gerado com aquilo e evite excessos de consumo. “Se você mora sozinho, por exemplo, é possível encontrar na maioria dos supermercados, embalagens apropriadas para o consumo de uma só pessoa. Isso evita que os alimentos percam a validade e acabem no lixo”, afirmou.

Reparar: muitas vezes, consertar um produto quebrado sai mais barato do que comprar um novo. Além de ser sustentável, você ainda economiza.

Reutilizar: com um pouco de imaginação e criatividade podemos utilizar o mesmo produto para outro fim. Um objeto pode ganhar funções totalmente diferentes da original e ainda continuar muito eficiente.
Existem diversas maneiras de reutilizar um objeto: garrafas PET podem virar uma prática horta vertical ou simpáticos brinquedos para as crianças entre outros.

Reciclar: Não deu para reutilizar? Então renda-se à reciclagem. Cada material deve ser acondicionado em um coletor específico para ser reciclado de acordo com sua natureza. Você pode separar os materiais em qualquer lugar e levá-los diretamente aos centros de reciclagem ou procurar serviços de coleta que passem pela sua casa ou trabalho. Lembre-se de separar os resíduos secos, procurando guardar os objetos limpos e secos.

Reintegrar: já aquilo que não pode ser reciclado, como restos de alimentos e outros materiais orgânicos, pode ser reintegrado à natureza. A compostagem orgânica é o melhor processo para transformar cascas de verduras e outros resíduos orgânicos em adubo.

Durante a palestra, as profissionais apresentaram as colaboradoras Lana e Beth que realizam, diariamente, a ronda na unidade. “Elas verificam se os computadores, impressoras, ar-condicionado e luzes estão devidamente desligados para que não gere gastos desnecessários para a unidade”, destacaram.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias