Home / Saúde

SAÚDE

Agosto Dourado é tema de palestra na Policlínica da Região Sudoeste

A Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis, realizou uma palestra sobre a Campanha Agosto Dourado para o público interno da unidade. A atividade foi conduzida pela nutricionista Érica Rodrigues da Silveira

O mês de agosto é marcado por ações de incentivo ao aleitamento materno. Mundialmente é comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) no período de 1º a 7 de agosto, e neste ano o tema escolhido pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA) é “Fortalecer a amamentação: Educando e apoiando”.

O que significa o mês de agosto Dourado? A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. O aleitamento materno (AM) é essencial para a sobrevivência, a nutrição e o desenvolvimento nos primeiros meses de vida e no início da infância, o leite materno é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “alimento de ouro” para os bebês.

A qualidade do leite materno é ideal para o bebê e a maior parte das mulheres é capaz de produzi-lo nas quantidades suficientes. Até os 6 meses de idade, o leite materno contém todos os nutrientes que o bebê precisa. O mito do “leite fraco” está muito mais ligado ao choro insistente do bebê, que parece estar com fome o tempo todo. O choro é a única forma de comunicação do bebê. Muitas mães ficam inseguras na amamentação, especialmente quando não sentem as mamas cheias, pesadas, esguichando leite. Isso pode fazer com que pensem que não estão produzindo, porem cerca de 80% do leite é produzido exatamente durante a mamada.

O estímulo do bebê sugando é que manda informações ao cérebro da mamãe para que o leite seja produzido. Nas primeiras semanas, a mãe pode ficar com a mama cheia, às vezes até empedrada, porque como o estômago do bebê ainda é pequenininho e nem sempre ele é capaz de esvaziar a mama toda, como é explicado no livro Guia da Amamentação, por Andreia Friques.

Benefícios da amamentação para o bebê, são eles:

Fortalece o seu sistema imunológico; diminui chances de desenvolver sobrepeso ou transtornos alimentares no futuro; pode diminuir as alergias, anemia e infecções respiratórias como a asma; a inteligência é bastante beneficiada; fornece a nutrição completa; confere proteção contra cáries; está na temperatura ideal; imediatamente disponível; de fácil digestão para o bebê e regula o apetite da criança.

Benefícios da amamentação para a mãe

Desenvolve laço entre mãe e filho; leite materno é acessível e prático; amamentar pode reduz a depressão pós-parto; amamentar protege contra o câncer de mama e de ovários; a mulher que amamenta tem menos chances de desenvolver diabetes tipo II após a gestação; perda de peso gradual- controle dietético; involução uterina mais rápida e proteção contra câncer de mama.

Passo a passo para pega correta

O corpo do bebê deve estar todo voltado para a mãe: barriga com barriga. Aproxime então o bebê no seio materno, ele abrirá a boca por reflexo. Coloque a maior parte possível do mamilo e da aréola na boca do bebê, certifique de que os lábios inferiores do bebê estejam voltados para fora. Importante observar: se os lábios inferiores estão bem exteriorizados; as bochechas arredondadas; queixo encostado na mama; se você ouve o som do bebê engolindo. Amamentar não pode doer, se estiver doendo, a pega está incorreta.

Para garantir a produção de leite:

Amamente em livre demanda: quanto mais o bebê sugar, com a pega correta, mais leite você produzirá! Beba cerca de 3 a 4 litros de água por dia. Tenha uma alimentação equilibrada e variada. Descanse, se possível, tenha uma pessoa de confiança para cuidar do bebê nos intervalos das mamadas e durma. Relaxe! Seu bebê não será bebê para sempre.

Promova o aleitamento materno, por amor a saúde da humanidade! Independente de qual tenha sido a sua própria experiência com a amamentação!

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias