Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Quirinópolis aborda Dia Nacional da Saúde no Brasil

A equipe multiprofissional da Policlínica Estadual da Região Sudoeste - Quirinópolis promoveu uma palestra sobre o Dia Nacional da Saúde no Brasil, comemorado no dia 5 de agosto. A data, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável, foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872. Diante deste conceito a equipe multidisciplinar desenvolveu palestras para o publico o qual cada profissional explanou sobre a sua especialidade com intuito de informar e orientar ao público sobre sua importância na área da saúde e de como ter acesso a este atendimento.

O fisioterapeuta Luiz Henrique abordou sobre a importância de estar assistido por um fisioterapeuta, de realizar exercícios com assiduidade e sobre prevenção. Além disso, o profissional explicou o fluxograma de como chegar até a especialidade não médica e falou também sobre as práticas Integrativas e o seus inúmeros benefícios.

Em sua apresentação, a nutricionista Maria Flora Mattos Araújo falou sobre a nutrição e suas especialidades. A profissional destaca que a nutrição veio para a prevenção de doenças, grande maioria dos indivíduos pensam que a nutricionista apenas tem como função emagrecer seus pacientes. Embora isso seja uma consequência dos bons hábitos alimentares, a nutrição tem seu papel importante na saúde de cada indivíduo, realizando melhoras em consumo alimentar, prevenindo doenças, auxiliando funções metabólicas.

A alimentação equilibrada começa ao montarmos o prato para nossas refeições, metade do prato 50% deve conter vegetais que são ricos em vitaminas, minerais e fibras. 25% do prato deve conter proteínas para realizar manutenção do nosso organismo e o outros 25% de carboidratos para fornecer energia para o nosso organismo. A alimentação saudável começa nas escolhas dos alimentos devemos descascar mais e desembalar menos.

A psicóloga Ana Luiza revelou que a psicologia é uma ciência que estuda o comportamento e os processos mentais humanos. Através de análises complexas e criteriosas das emoções dos indivíduos, um profissional de Psicologia atua para promover, proteger e reabilitar a saúde mental, visando bem-estar e qualidade de vida individual e coletiva. Além disso, propõe diagnósticos, tratamentos e auxilia na prevenção de doenças mentais. O objetivo do psicólogo é compreender e analisar os indivíduos a fim de solucionar problemas relacionados ao comportamento. Existe o estigma social que a psicologia é apenas para as pessoas de classe alta, mas atualmente ela tem ganhado espaço nas unidades de saúde e é um serviço ofertado pelo SUS e está à disposição de toda a população.

É necessário a informação para quebrar o preconceito que existe com a psicologia, onde muitos acreditam que psicólogo é coisa de louco, mas a psicologia é coisa de gente que tem compromisso com a saúde mental e busca autoconhecimento e qualidade de vida.

Para finalizar, a assistente social Fabiana Alves relatou que serviço social no primeiro momento trabalha com acolhimento, orientação identificação do problema , na busca ativa, encaminhamentos a rede socioassistencial intervindo quando necessário para garantir os direitos do paciente, estimulando assim o paciente e família no decorrer do tratamento, discutir com equipe interdisciplinar a problematização do paciente em busca de elaborar um plano atendimento que atenda as reais necessidades do paciente.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias