Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Quirinópolis promove palestra sobre a importância do aleitamento materno nos primeiros seis meses de vida

A nutricionista Maria Flora Mattos Araújo realizou uma palestra falando sobre a Importância do aleitamento materno nos primeiros seis meses de vida para o público interno da Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis.

O aleitamento materno não só oferece uma fonte de nutrientes especialmente adaptados às condições digestivas e metabólicas da criança, como também oferece proteção contra microrganismos patogênicos, favorece o estabelecimento de uma forte relação mãe-filho, reduz a probabilidade de alergias, além de reduzir a fertilidade materna.

Todas as vantagens tornam o leite humano o produto ideal para alimentar crianças desde o seu nascimento até pelo menos o 6° mês de vida. Assim, o Ministério da Saúde (MS) recomenda o aleitamento materno EXCLUSIVO até os 6 meses, devendo mantê-la associada aos alimentos complementares até os 2 anos de idade (24 meses) (Guia< 2 anos e Accioly). Já Dan, 2010 recomendam até 1 ano (12 meses).

Até o sexto mês de vida, o aleitamento materno contém todas as necessidades que o bebê precisa, inclusive água, mesmo em climas muito quentes (87% do LM é água). Assim, a oferta de chás, sucos e água é CONTRA INDICADA e pode prejudicar a sucção do bebê, fazendo com ele mame menos leite, pois o volume desses líquidos irá substituí-lo. Além disso, a oferta desses líquidos aumenta a chance de o bebê adoecer, por serem veículos de contaminação (água, utensílios, mamadeiras).

A oferta dos líquidos em chuquinha e mamadeira faz com que o bebê engula ar(aerofagia) propiciando desconforto abdominal pela formação de gases e consequentemente, cólicas. Além de propiciar a “confusão de bicos” (o ato de sucção de leite para esvaziar a mamadeira é mais rápido e fácil, fazendo com que alguns bebês recusem o seio, dificultando a pega correta da mama e aumentando os riscos de problemas ortodônticos e fonoaudiólogos.

Vantagens do aleitamento materno

Fácil operacionalidade, está sempre na temperatura ideal, imediatamente disponível, está em concentração ótima, é micro biologicamente seguro, fácil digestão, regula o apetite da criança e não necessita esterilizar.

Vantagem psicológica

Desenvolve laço entre mãe e filho.

Vantagem materna

Perda de peso gradual - controle dietético, Involução uterina mais rápida, proteção contra câncer de mama e Método anticoncepcional. 

Técnicas de amamentação

Se as técnicas de amamentação estiverem corretas diminui-se muito o risco de desmame precoce, pais e familiares devem fazer a observação da técnica correta da mamada durante o dia-dia. Recomenda-se que inicie o aleitamento materno imediatamente após o nascimento, sendo ainda na sala do parto.

Posição adequada de amamentação:

Corpo da criança encostado no da mãe e de frente para ela (rosto do bebe perto da mama, queixo encostado na mama, boca aberta: lábio inferior virado para fora; aparecimento da aréola mais na parte superior e menos na inferior da boca do bebê, pode-se ver a criança engolindo lenta e profundamente (ato de sugar, pausa e sugar). O nariz também toca a mama e a bochecha e a mama fica arredondadas e não dói, (se doer durante a mamada a prega está incorreta).

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias