Home / Tech

TECH

Instagram começa a 'esconder' número de curtidas nas fotos no Brasil

No Brasil, a partir desta quarta-feira (17/07), o Instagram iniciou um teste em sua plataforma que esconde das pessoas o número de curtidas em fotos e de visualizações em vídeos dos outros usuários.

Mas afinal o que isso significa? Na prática, isso significa que os usuários só terão acesso às estatísticas de suas próprias contas.
Em maio, a novidade foi anunciada e testada no Canadá. Com isso, o Brasil é o segundo país a participar do teste.

Segundo levantamento realizado pelo site Statista, com 66 milhões de usuários, o Brasil é o segundo país com mais pessoas ativas na plataforma em todo o mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que tem 110 milhões de usuários.

Instagram remove número curtidas no feed.
Instagram remove número curtidas no feed. — Foto: Divulgação/Instagram

Segundo a própria equipe da rede social, o objetivo do teste é fazer com que os usuários passem a se concentrar mais no conteúdo, ou seja, na fotos e vídeos, e menos nos números, para que as pessoas não sintam que estão em uma competição dentro da plataforma.

A empresa não disse porque escolheu o Brasil para os testes. Quando decidiu pelo Canadá, o Instagram disse que era um país com uma grande base de usuários e habituado com o uso de redes sociais.

Até o momento, não se sabe quanto tempo o teste acontecerá ou se a mudança será parte permanente do aplicativo. "É preciso estudar ainda mais sobre como isso afeta a experiência do usuário na plataforma", diz a empresa.

Saúde Mental

Há anos, o app é acusado de deteriorar a saúde mental dos usuários com imagens de um estilo de vida perfeito e inalcançável. Um estudo realizado por uma agência de saúde pública do Reino Unido, em 2017, considerou a rede social a pior rede social para a saúde mental e o bem estar das pessoas. Com isso, faz sentido a vontade a plataforma de melhorar o ambiente do serviço.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias