Home / Tech

TECH

Aliança é criada contra taxa da Apple

Os desenvolvedores de aplicativos como Fortnite, Spotify e Tinder criaram um grupo, intitulado "Coalização pela Igualdade de Aplicativos" (Coalition for App Fairness, em inglês), por melhores condições com relação ao modelo de negócios da multinacional norte-americana Apple.

Isso porque a empresa, que teve Steve Jobs como um dos fundadores, cobra uma porcentagem por transações feitas nas lojas de aplicativos do IPhone e Android. A taxa geralmente atinge 30%. Ela também é efetuada sobre compras realizadas dentro dos aplicativos. Como por exemplo: itens para jogos ou assinatura de planos. As informações são do G1.

Conforme a reportagem, as regras da App Store ressaltam que os conteúdos digitais serão obtidos unicamente por meio do sistema Apple.

De acordo com a matéria, os desenvolvedores pressionam a Apple há alguns meses, na busca por mudanças. Elas não concordam com a cobrança. Inclusive, o Fortnite chegou a ser suspenso da App Store após tentar "driblar" a taxa, conforme o G1.

Segundo a publicação, apesar da busca por direitos em todas as plataformas, a menção à Apple é feita de forma direta pelo site. Isso porque a página principal aponta que os "impostos" cobrados pela empresa dificultam a inovação.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias