Home / Tech

TECH

Ficar muito tempo em frente ao PC faz mal: entenda o porque

Os riscos da exposição prolongada ao computador e como evitá-los

Você já se perguntou se ficar muito tempo em frente ao PC faz mal? Essa é uma dúvida que diversas pessoas têm e, no artigo de hoje, falaremos um pouco mais a respeito desse assunto.

Não há como negar que, nos dias de hoje, o uso constante de computadores é comum em nossas vidas, seja para trabalho ou lazer.

Inclusive, devido a pandemia e o aumento do trabalho remoto, passamos ainda mais tempo na frente do PC.

No entanto, você já se perguntou se ficar muito tempo em frente ao PC faz mal? Se você quer entender um pouco melhor a respeito dos possíveis riscos, é só continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes!

Ficar muito tempo em frente ao PC faz mal?

Sim, ficar muito tempo em frente ao PC faz mal. E isso acontece por uma série de razões, sempre que os problemas podem se agravar quando não se toma as medidas adequadas para minimizar os riscos.

A falta de movimento pode levar à má circulação sanguínea, por exemplo, algo que pode causar inchaços e varizes nas pernas.

Em contrapartida, manter a postura inadequada pode sobrecarregar a coluna vertebral, causando dor na coluna e no pescoço.

Além disso, ficar olhando para uma tela por horas pode causar fadiga visual, irritação nos olhos e até mesmo dores de cabeça.

Também não há como deixar de falar que a luz azul emitida pelas telas também pode afetar a produção de melatonina, algo capaz de prejudicar o sono.

Ou seja, ficar muito tempo em frente ao PC faz mal em diversos aspectos da nossa vida, algo que costuma ser bastante prejudicial.

Sendo assim, o mais adequado é que se tome algumas medidas para poder amenizar os possíveis riscos, por exemplo.

O que acontece com o corpo?

Para entender ainda melhor o porquê ficar muito tempo em frente ao PC faz mal, abaixo iremos dar alguns exemplos.

1. Vício e dependência

Quando se fala que ficar muito tempo em frente ao PC faz mal, a grande maioria das pessoas logo pensa nos malefícios físicos, mas poucos são os que se recordam de como também pode afetar a nossa mente.

A verdade é que tudo aquilo que se utiliza demais tem sim a capacidade de trazer dependência e, com a tecnologia, não seria nada diferente.

Não é raro encontrar pessoas, ainda mais jovens, que começam a sofrer de abstinência quando ficam por muito tempo offline.

Quando isso acontece, muitos deles possuem a tendência de se sentirem ansiosos ou até mesmo irritados.

Em decorrência desse vício, a pessoa passa a perder o interesse em diversas outras atividades que não tem qualquer relação com o computador ou internet.

2. Problemas em socializar

Justamente devido ao vício e dependência, o indivíduo pode começar a ter problemas para se socializar, haja vista que ele não vê prazer em se relacionar com outras pessoas.

Muita gente costuma associar esse problema com o fato de um determinado indivíduo ser tímido, mas não é bem assim que acontece.

Na verdade, a pessoa que é tímida costuma se sentir desconfortável em situações onde há pessoas desconhecidas no ambiente.

Agora, em relação ao distúrbio que ficar muito tempo em frente ao computador pode ocasionar, é completamente diferente.

Isso acontece porque a pessoa perde a sua habilidade de se relacionar com outros, diminuindo até mesmo o interesse em manter contato pessoal com alguém, inclusive familiares.

3. Visão

Ficar muito tempo em frente ao PC faz mal também para a nossa saúde ocular, e uma das razões para isso é porque a frequência de piscadas cai em até 30%.

Por consequência, acaba ocasionando uma evaporação muito mais rápida do filme lacrimal, que é uma camada bem fina de água responsável por cobrir os nossos olhos.

Em decorrência disso, a nossa córnea acaba se tornando mais seca, sendo que o olho se torna muito mais irritado.

O resultado disso é a uma visão mais embaçada, já que existe menos projeção.

No entanto, ficar muito tempo em frente ao PC faz mal devido ao maior esforço que se deve fazer para poder ler através da tela do computador.

Após ficar muito tempo lendo alguma coisa através da tela do PC, os músculos responsáveis por amparar o cristalino, entram em fadiga, fazendo com que a visão se torne turva e desfocada.

Além do mais, devemos mencionar que o excesso de luz, ou a falta dela, também podem contribuir para que ocorra esse desconforto.

Afinal de contas, acaba que a pupila precisa se fechar ou se abrir um pouco mais para poder controlar o acessos dos raios luminosos.

4. Postura

Ao falar que ficar muito tempo em frente ao PC faz mal, a grande parte das pessoas logo remete aos malefícios para a postura.

E, de fato, não há como negar que ficar sentado, na posição inadequada e em cadeiras impróprias, pode sim causar algumas dores.

Na verdade, pode até mesmo fazer com que a curvatura da lombar se torne mais plana e a curva das vértebras cervicais acentuadas.

Ou seja, basicamente, faz com que a pessoa se torne um pouco corcunda. Para evitar esse problema, pode ser interessante saber qual a melhor poltrona reclinável para idoso e investir em algo que seja mais ergonômico.

5. Lesões

Justamente devido ao fato de ficar muito tempo em posição inadequada, realizando os mesmos movimentos repetidas vezes, acaba que ficar muito tempo em frente ao PC faz mal para tendões e músculos das mãos.

Inclusive, à medida que se mantém esse padrão, o paciente pode desenvolver Lesão por Esforço Repetitivo, mais conhecido como LER.

Trata-se de um problema muito comum, que pode ocasionar em tendinite, por exemplo, que é uma inflamação nos tendões dos punhos e dedos.

O indivíduo ainda pode desenvolver outros problemas, como a tenossinovite, que se trata de uma inflamação nas membranas dos tendões.

6. Desconforto no pescoço

Na grande maioria das vezes, para poder ter uma melhor visão da tela, é bastante comum manter o pescoço flexionado.

No entanto, isso acaba fazendo com que os músculos da região se mantenham contraídos e duros e, por isso, não conseguem voltar rapidamente para o local original, causando dor e desconforto.

7. Inchaço nas pernas

Ficar muito tempo em frente ao PC faz mal para as penas também. Afinal de contas, manter-se na mesma posição acaba pressionando os vasos da coxa.

Por consequência, acaba dificultando a passagem do sangue para o resto do corpo, inclusive para as pernas.

Na verdade, o sangue fica "preso" nas veias, as quais se distendem e possibilitam a passagem de água para os tecidos, resultando no inchaço nas pernas.

Como minimizar os riscos?

Existem sim algumas medidas bem simples que você pode tomar para diminuir os riscos de ficar muito tempo em frente ao PC. Dentre eles, podemos mencionar as seguintes:

Faça pausas regulares

Fazer pausas regulares a cada 45 minutos, levantar-se, realizar alguns alongamentos e caminhar um pouco pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e aliviar a tensão muscular.

Essa é uma dica bastante simples, mas que com certeza faz uma grande diferença a longo prazo, evitando que você sofra dores intensas no futuro.

Mantenha uma postura adequada

Manter uma postura adequada é outra medida essencial para quem quer minimizar os riscos de ficar longas horas em frente ao computador.

Para isso, procure manter os pés apoiados no chão, as costas retas e os braços apoiados na mesa. Para obter resultados ainda melhores, invista em uma cadeira ergonômica para coluna.

Ajuste a altura da tela

Para amenizar ainda mais os possíveis riscos de ficar muito tempo na frente do computador, procure manter a sua tela em uma altura saudável.

O ideal é investir em um monitor que seja ajustável, para que ele possa ficar em uma altura da qual você não precise flexionar para cima ou para baixo.

Use óculos com lentes especiais

Para proteger a saúde ocular, óculos com lentes especiais podem ser bastante úteis para reduzir a exposição à luz azul emitida pelas telas.

Sendo assim, procure comprar algum óculos que bloqueie a luz azul e possa manter os seus olhos protegidos e saudáveis.

De que forma a luz azul do PC pode afetar a saúde ocular?

A luz azul emitida pelos dispositivos eletrônicos, incluindo o PC, pode afetar a saúde ocular de diversas formas.

Uma delas diz respeito à fadiga visual. Quando olhamos para uma tela por muito tempo, os músculos dos olhos ficam tensos e cansados ​​devido ao esforço necessário para manter o foco.

No entanto, o uso prolongado do computador pode reduzir a frequência com que piscamos, deixando nossos olhos secos e irritados.

Além disso, a exposição à luz azul antes de dormir pode inibir a produção de melatonina, um hormônio que regula o sono humano. Isso pode dificultar a conciliação do sono e prejudicar a qualidade do sono.

Por fim, diversos são os estudos que sugerem que a exposição prolongada à luz azul pode aumentar o risco de degeneração macular, uma doença ocular que pode levar à perda da visão central.

Inclusive, essa é uma das razões pelas quais os médicos indicam o uso de óculos após cirurgia de catarata. Justamente para proteger essas coisas.

Entretanto, para minimizar esses efeitos, é fundamental limitar o tempo em frente ao PC, fazer pausas regulares para descanso dos olhos, ajustar a iluminação ambiente e usar óculos com lentes especiais que filtram a luz azul.

Como identificar os sintomas de fadiga ocular?

  • Os sintomas mais comuns de fadiga ocular são os seguintes:
  • Olhos secos, irritados ou vermelhos;
  • Dificuldade em focar ou visão turva;
  • Dores de cabeça;
  • Sensação de cansaço ou peso nas pálpebras.

Se você sentir esses sintomas com frequência após usar o computador por longos períodos, é ideal marcar uma consulta com um oftalmologista para avaliar a saúde ocular.

E no caso das crianças?

Crianças também devem ter cuidado ao usar o computador por longos períodos. Procure limitar o tempo de tela diário e incentivar atividades físicas e brincadeiras fora do ambiente virtual.

Além disso, os pais podem ensinar às crianças boas práticas de uso do computador, como manter uma postura adequada e fazer pausas regulares.

A luz azul emitida pelo PC pode causar algum dano à pele?

A luz azul emitida por dispositivos eletrônicos como computadores, smartphones e tablets tem sido associada a diversos problemas de saúde, mas não há evidências suficientes para afirmar que ela causa dano direto à pele.

No entanto, devemos lembrar que a exposição prolongada a telas pode afetar o sono, e uma boa noite de sono é essencial para manter a saúde da pele.

Durante o sono, o corpo produz colágeno, uma proteína essencial que ajuda a manter a pele firme e elástica.

Além disso, a falta de sono pode levar ao estresse, e o estresse crônico pode causar inflamação na pele, piorando condições como acne e eczema.

Nesses casos, a melhor coisa a se fazer é procurar por um dermatologista, para que o profissional possa indicar formas de tratar o seu problema.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias