Home / Tech

TECH

Alerta de desastres naturais serão enviados para usuários de GO, MG e MS

Agora moradores de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul poderão receber alertas de desastres naturais por meio de SMS, a partir de segunda -feira (15/01). Para receber o alerta, o usuário terá que realizar um cadastro para ser informado sobre tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamento e outros fenômenos meteorológicos. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço já é utilizado por 1.942.528 assinantes em seis estados.

Sem nenhum custo para o cidadão, o serviço foi desenvolvido em parceria com os órgãos de Defesa Civil e as operadoras de telefonia móvel e já está disponível nos estados Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Até o momento cerca de 1.775 alertas já foram enviados e 24.851.355 mensagens de texto, segundo a agência.

O seguinte informe será encaminhado aos cidadãos: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse".

As mensagens serão envidas pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelas Defesas Civis dos estados.

O serviço será disponibilizado para todo o país até março. Em 19 de fevereiro, será a vez do Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. Usuários da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima serão inseridos no sistema em 19 de março.

Segundo a Anatel, aproximadamente 20 países utilizam serviços parecidos, como como Canadá, Chile, Bélgica, Filipinas e Japão.

Foto/ Reprodução/ Globo

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias