Tecnologia

Anatel aprova bloqueio de celulares irregulares no DF e em GO

diario da manha
Foto/Reprodução/Internet

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou o bloqueio de  celulares irregulares no Distrito Federal e no estado de Goiás. Os testes do novo sistema  que permitirá bloquear os aparelhos começam nesta quinta-feira (22/02).

O projeto tem como objetivo acabar com o uso de celulares não certificados e com IMEI (International Mobile Equipment Identity) alterado ou clonado. Os habilitados hoje, serão bloqueados a partir de 09 de maio. A previsão é de que até maio de 2019, a medida tomada seja estendida para todos os estados do país.

Os usuários que já possuem telefones móveis irregulares habilitados devem manter o mesmo número de identificação para não serem afetados. Já aqueles comprados no exterior, só continuarão funcionando se a agência adquirida seja equivalente à agência reguladora brasileira.

Segundo o órgão, todos os celulares que entram no Brasil devem ser certificados por eles, que antes de chegarem as mãos dos consumidores, devem passar por diversos testes de segurança para prevenir problemas futuros, como de saúde e falha nas redes de telecomunicações.

O consumidor poderá consultar a situação do seu aparelho no site da Anatel. Celulares que utilizam mais de um chip possuem um IMEI para cada um, é necessário que cada um deles seja verificado.

Comentários

Mais de Tecnologia

5 de julho de 2019 as 15:27

Goiânia sediará o Mobility & Show 2019

9 de fevereiro de 2019 as 20:23

A invenção do Game Boy