Home / Tech

TECH

WhatsApp vai limitar o envio de mensagens para combater fake news

O WhatsApp se tornou um espaço de fácil acesso para espalhar as famosas “Fake News”. O conta com algoritmos que prometem reduzir seu alcance e oferece a possibilidade de denunciar posts fradulentos, no entanto, o aplicativo de mensagens instantâneas não possui não possui barreira alguma contra notícias falsas. Se a mensagem possui algum apelo ou algo do tipo, em questão de horas ela se viraliza.

Pensando nesta problemática, o WhatsApp anunciou uma mudança: agora, o aplicativo irá limitar o uso do recurso “encaminhar mensagem”, o mais usado para espalhar inverdades. A partir deste recurso o usuário do aplicativo não poderá encaminhar a mesma mensagem para mais de 20 pessoas ou grupos, o que ajudará a reduzir seu potencial de viralização. Além dessa novidade, o WhatsApp avisará os destinatários de que aquela mensagem é um encaminhamento (para que eles fiquem mais atentos e desconfiem de seu conteúdo).

Na Índia, por exemplo, a regra é ainda mais rígida, uma vez que, as fake news estão causando grandes problemas para o país. Recentemente 24 pessoas foram mortas após serem acusadas injustamente de sequestrar crianças. Neste país, não será permitido encaminhar uma mensagem para mais de cinco pessoas.

O Facebook deleta notícias falsas que possam incitar violência, mas seria inviável fazer a mesma coisa no WhatsApp, uma vez que, no aplicativo todas as conversas são criptografadas, e em tese nem os criadores do app conseguem ter acesso a elas.

(Foto/Reprodução/Internet)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias