Tecnologia

A invenção do Game Boy

diario da manha

por Leon Carelli

O Início dos anos 1990 foi um período de vários experimentos e inovações no mercado dos videogames. Entre os maiores maestros da época, figura o nome do japonês Gunpei Yokoi, criador do Game Boy, um dos videogames mais vendidos da história; e supervisor e designer de jogos emblemáticos como Donkey Kong e Mario. O criador graduou-se em Eletrônicos pela Universidade de Doshisha, na cidade de Kyoto e entrou para a fábrica de brinquedos Nintendo em 1956, antes da empresa começar a produzir video-games. Na época, ele começou na área de manutenção das máquinas.

Em 1966 o presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, numa visita à fábrica onde Yokoi trabalhava, tomou conhecimento de uma invenção que ele havia desenvolvido para uso pessoal: um braço extensível capaz de agarrar objetos distantes. Yamauchi gostou da ideia, e decidiu comercializar. O brinquedo foi lançado com o nome de Ultra Hand, e vendeu 1,2 milhões de unidades, um sucesso. Isso fez com que Yokoi conseguisse um cargo de importância na Nintendo como desenvolvedor de brinquedos.

Video-games

A partir de 1974, quando a Nintendo decidiu produzir videogames, Yokoi tornou-se um dos primeiros designers de jogos da empresa. Durante uma viagem de trem ele percebeu que havia um empresário utilizando sua calculadora de LCD como distração, divertindo-se com os botões e criando coisas com números. Essa cena deu-lhe inspiração para criar um video-game portátil chamado Game & Watch, o pai do game-boy, que seria lançado em 1980.

A idéia de botão direcional em formato de cruz, utilizado até hoje nos controles de video-games, apareceu pela primeira vez no Game & Watch de Yokoi. Em 1981, supervisionou Donkey Kong, um dos clássicos da empresa até os dias atuais, idealizado por Shigeru Miyamoto. Ele foi responsável por desenvolver todas as complexidades do game, e por convencer o presidente da Nintendo de seu potencial.Também ajudou a desenvolver o jogo Mario Bros, também de Miyamoto, convencendo o colega a dar poderes sobre humanos ao personagem.

Em 1989 Yokoi entregou ao mundo sua maior invenção: o video-game portátil Game Boy, produzido de 1989 até 1995. Seu sucessor, o Game Boy Color, chegou ao mercado em 1998. Os video-games vinham com o jogo Tetris, e além dele, lançaram vários outros sucessos absolutos. Entre eles, os jogos da Série Pokémon (versões Red, Blue, Gold, Silver e Yellow), que venderam 55 milhões de cópias; Super Mario Land 1 e 2 (30 milhões de cópias); Kirby’s Dreamland 1 e 2 (8 milhões de cópias), entre outros. Os dois Game Boys venderam juntos 119 milhões de unidades em todo o mundo.

Legado

Gunpei Yokoi faleceu no dia 4 de outubro de 1997, aos 56 anos, vítima de um acidente de carro. Ele havia deixado a Nintendo, empresa a qual se dedicou por mais de 30 anos, pouco tempo antes de morrer, depois do fracasso comercial do Virtual Boy, que apesar de não ter rendido em vendas serviu de suporte para o desenvolvimento de outros consoles da empresa, como os Nintendos 64 e DS.

Em 2003 recebeu postumamente da Associação Internacional de Desenvolvedores de Games um prêmio pelo conjunto de sua obra. Em 2009, no ranking criado pelo website especializado em video-games, Gunpei Yokoi foi citado como um dos 10 maiores desenvolvedores de games de todos os tempos. Na época de sua morte, e Yokoi liderava o desenvolvimento do video-game portátil WonderSwan, lançado pela empresa Bandai em 2000.

Gunpei Yokoi (1941-1997)

Os video-games Game Boy (1989) e Game Boy Color (1998), maiores sucessos do desenvolvedor

Comentários

Mais de Tecnologia

5 de julho de 2019 as 15:27

Goiânia sediará o Mobility & Show 2019