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Escritórios de advocacia: como se destacar da concorrência em cenários competitivos

diario da manha

Atualmente, há quase 1.200.000 advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil. Os números refletem com propriedade o atual cenário de saturamento do mercado jurídico.

O mercado jurídico de hoje não é o mesmo de anos atrás. A mudança no comportamento da clientela somada à guerra de preços causada pelo aumento de profissionais no mercado, exige que o advogado atue de forma estratégica e saiba se destacar diante da concorrência. Para conseguir uma cartela de clientes fiel e zelar por um bom nome no mercado é preciso agir a partir de uma visão empreendedora.

Atuação com foco no cliente

Durante um bom tempo, advogados tinham como foco de sua atuação apenas questões técnicas relacionadas ao Direito. Naturalmente, os conhecimentos técnicos têm muito valor e asseguram os resultados para a clientela. Porém, mais do que uma base sólida, hoje o advogado precisa adotar uma nova forma de atuar, com foco não apenas nos resultados, mas também na experiência do cliente.

Hoje, com a popularização da Internet, os clientes possuem mais acesso a informações e demandam mais do advogado. Por isso, construir uma relação de confiança, oferecendo total suporte, tornou-se essencial. É preciso investir em um bom atendimento, contar com ferramentas que automatizem a comunicação e garantam ao cliente segurança com relação aos serviços prestados. A figura do advogado distante e inacessível é um modelo do passado. Hoje, quanto mais claro, objetivo e parceiro se mostrar o advogado, mais chances de conquistar a clientela.

Alta produtividade e eficiência na prestação de serviços

Em um cenário de alta concorrência, a máxima “tempo é dinheiro” não deve ser esquecida. Para garantir que os honorários sejam rentáveis para o escritório, é essencial trabalhar com uma equipe produtiva e bem engajada. Um dos maiores ativos da advocacia são justamente os advogados. Por isso, é essencial investir em gerenciamento de tempo, melhoria da comunicação, além de claro, eliminar serviços de suporte jurídico que consomem tempo e desgastam profissionais.

O software jurídico é uma das melhores ferramentas para organizar práticas internas, melhorar a comunicação e automatizar tarefas de suporte. Não por outra razão, adotar um sistema automatizado ajuda no aumento de produtividade e, consequentemente, na melhoria da vantagem competitiva para o escritório.

Melhoria na percepção de valor

Antigamente muitos clientes estavam dispostos a arcar com altos honorários cobrados por escritórios de renome. Hoje, contudo, a maioria busca soluções e valor na entrega dos serviços jurídicos. Ferramentas tecnológicas como um software para escritório de advocacia tornam possíveis as otimizações de uma série de rotinas, garantindo mais eficiência e qualidade tanto na prestação de serviços, como na entrega.

Algumas das ferramentas mais modernas do mercado contam com uma área exclusiva para o cliente, a qual ele pode acessar e acompanhar em tempo real tudo o que está sendo feito pelo seu caso sempre precisar contatar o escritório. Com esse tipo de recurso, a comunicação com o advogado se torna direta e transparente, melhorado de forma significativa a percepção sobre o valor dos serviços prestados.

Marketing digital jurídico

A tecnologia revolucionou o mercado jurídico. O processo eletrônico e a certificação digital são apenas alguns exemplos de como trabalhar sem um computador e sem internet é algo praticamente impossível para o advogado.

Porém, apesar de tantas transformações, muitos advogados usam a mesma estratégia e o mesmo modo de operar quando se trata de posicionamento no mercado. Muitos ainda resistem ao marketing jurídico, especialmente quando feito no meio digital. Porém, abrir mão desse recurso e de um bom posicionamento online pode significar perder competitividade e, naturalmente, clientes.

Usar as redes sociais, investir em um bom site e uma presença online são essenciais para quem quer se destacar e os atrair clientes certos para o seu escritório.

Os serviços jurídicos possuem natureza pontual. O que significa dizer que os contratos e a cartela de clientes se renovam periodicamente. Para garantir competitividade e uma boa cartela, o advogado precisa não apenas prospectar, mas ver a advocacia de forma estratégica. A boa notícia é que recursos não faltam. Basta apenas mudar a mentalidade e agir de maneira planejada para não ser engolido pela concorrência.

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