Home / Cidades

CIDADES

Com a umidade do ar baixa Goiás entra em alerta

Com a umidade do ar baixa, e de acordo com um meteorologista pode ocorrer pancadas de chuvas isoladas a partir de sexta-feira (10), e Goiás entra em alerta de perigo. Segundo o boletim divulgado na tarde desta segunda-feira (6) pelo Instituto Nacional d

Com a umidade do ar baixa, e de acordo com um meteorologista pode ocorrer pancadas de chuvas isoladas a partir de sexta-feira (10), e Goiás entra em alerta de perigo.

Segundo o boletim divulgado na tarde desta segunda-feira (6) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar está variando entre 20% e 12%. E o alerta de perigo vale para as regiões central, leste, sul, norte e noroeste de Goiás.

De acordo com o instituto, a baixa umidade do ar pode trazer risco de incêndios florestais e também à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O Inmet divulgou algumas dicas de como amenizar os impactos por causa do tempo seco que chegou ao estado.

  • Beba bastante líquido;
  • Atividades físicas não são recomendadas;
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

A previsão para esta terça-feira (7), é que a massa de ar seco e quente mantenha o tempo com céu claro, e com temperaturas máximas elevadas e a umidade relativa do ar vai estar em declínio no período da tarde, segundo o boletim do Cimehgo.

As temperaturas podem chegar aos 35ºC e a umidade do ar fica em declínio no período da tarde, na casa dos 12% em Goiânia.

“A princípio, não estamos visualizando melhoras, não. A coisa vai continuar quente e umidade relativa do ar bem baixa”, disse André Amorim.

De acordo com um meteorologista, pode chover em algumas cidades, como: Chapadão do Céu, Lagoa Santa e Caçu. Segundo a chefe regional do Instituto, Elizabete Alves, a chegada da frente fria irá melhorar a umidade do ar e pode aliviar o calor, contudo, a previsão diz que irá ser na região sudoeste de Goiás, e irá durar até domingo (12).

Vai melhorar a umidade e baixar a temperatura aliviando o calor, mas será rápido e pode trazer somente aumento de nuvens com possibilidade de chuva na região mais central. Na região sudoeste pode ocorrer pancadas de chuva rápidas e isoladas”, contou.

André Amorim, que é gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), explica que apesar de ter possibilidade de chuva nessas cidades, pode ocorrer que chova em outras regiões de Goiás.

“Nós temos uma frente fria que vai estar se deslocando e por volta do dia 10 ela estará atuando no Mato Grosso do Sul e nossos prognósticos demonstram que pode gerar pancadas de chuvas isoladas no extremo sudoeste. Para o restante do estado, nós não estamos tendo prognóstico de chuva”, contou.

A previsão para esta terça-feira (7), em Goiânia irá ser um pouco quente com a mínima de 18ºC e máxima de 35ºC. Umidade entre 12 e 55%.

Leia Também