Home / Cidades

CIDADES

Baixa umidade do ar deixa Goiás em estado de emergência

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou Goiás em alerta vermelho para o risco de baixa umidade, que pode chegar a 12%, o clima seco pode se intensificar a partir das 15h desta quarta-feira, 18.

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicos e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), a massa de ar seco deixa o tempo estável em todo o estado. No período da tarde, as temperaturas sobem na medida em que a umidade do ar for caindo, com índices abaixo dos 20% nas regiões Norte, Leste e Sul, caracterizando estado de alerta

Nas regiões Oeste, Central e Sudoeste, a umidade fica na casa dos 12%, o que se caracteriza como estado de emergência, já que o risco de queimadas aumenta, piorando mais ainda a qualidade do ar.

Além das queimadas, a saúde pode ficar comprometida devido ao tempo seco, o surgimento de doenças pulmonares, irritação no nariz e na garganta e dores de cabeça são muito frequentes nessa época do ano.

O Inmet recomenda que a população beba muito líquido e evite exposição ao sol das 10h até 16h, as atividades físicas devem ficar restritas às horas menos quentes. O órgão orienta também o uso de hidratante para a pele e umidificação do ambiente.

“Evite bebidas diuréticas (café e álcool). Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, diz trecho da recomendação do órgão.

Leia também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias