Home / Cotidiano

COTIDIANO

Portal para outros planetas

Desaparecimentos misteriosos e acidentes sem explicação. O Triângulo das Bermudas, área localizado no Oceano Atlântico próximo à costa sudeste dos Estados Unidos, adquiriu ao longo dos anos a fama de amaldiçoado. Suas extremidades atingem Miami, capital do Estado da Flórida, Porto Rico e a ilha Bermuda. Até mesmo a área do local sofre variações de cálculo devido a fatores físicos, químicos, geográficos e geofísicos, variando entre 1,1 milhão e 3,9 milhões de quilômetros quadrados.

O sumiço completo de aviões e navios popularizou o Triângulo das Bermudas como palco de acontecimentos sobrenaturais envolvendo o continente perdido de Atlântida, que se localizaria exatamente na área delimitada pelo triângulo, entre a América do Norte e a Europa, no Oceano atlântico. Acredita-se ainda que o local seja um portal para outros planetas e dimensões galácticas.

Vôo 119


Ano de 1945. Cinco aviões da marinha norte-americana desapareceram misteriosamente no Triângulo das Bermudas. Foi o primeiro caso a ganhar ampla divulgação midiática. Mesmo mais de meio século depois, nenhum vestígio dos destroços dos aviões foi encontrado. Na época o incidente, que gerou inúmeras especulações, foi relacionado a OVNIs (objetos voadores não-identificados) e abduções. O cineasta Steven Spilberg inspirou-se no caso, conhecido como Vôo 119, para criar o filme

Contatos Imediatos de Terceiro Grau


O livro Triângulo das bermudas, de Charles Berlitz publicado em 1974, aborda questões sobrenaturais envolvendo o misterioso lugar. A publicação vendeu mais de 20 milhões de cópias, ajudando a difundir a suposta maldição que ronda o lugar, criando na mentalidade das pessoas várias crenças de cunho sobrenatural. Esse livro aborda a história da cidade perdida de Atlântida, o mito dos Deuses Astronautas e abduções alienígenas. Com o livro, o mistério do Triângulo também embalou o mercado da indústria cultural no país.

Atlântida


O clarividente Edgar Cayce ficou famoso ao prever a redescoberta de Atlântida na região, na década de 1960. Segundo ele, a cidade seria encontrada em ruínas na região das Bahamas. Em 1968, uma formação rochosa conhecida como ‘Estrada de Bemini’ foi descoberta no Triângulo, fortalecendo a lenda. Místicos acreditam que os atlantes – população super humana que habitaria a cidade – obtém energia através do contato com cristais.

Alguns acreditam que o esses cristais, que hoje estariam espalhados pelo oceano, emanam uma energia latente que seria capaz de influenciar no funcionamento dos veículos que trafegam pelo Triângulo, ou até mesmo desintegrar qualquer coisa que se aproxime deles. Existe ainda uma lenda que diz que Jesus Cristo seria a reencarnação de um atlante, tendo em vista seus supostos ‘poderes’ inexplicáveis pela ciência.

Ciência


Apesar dos inúmeros mitos criados em torno do tema Triângulo das Bermudas, a ciência acredita que fatores climáticos da própria região seriam os grandes responsáveis pelos acidentes. Estes seriam causados principalmente por erro humano, devido à grande dificuldade de conduzir aviões e navios pelo local.  A liberação de grandes quantidades de gás metano, que diminui a densidade da água fazendo com que navios afundem também é apontada como responsável. Mas testes para comprovar a teoria quase nunca são feitos, devido à dificuldade imposta pelo mar do Triângulo.

O imprevisível clima da região, com tempestades repentinas que começam e terminam de forma imprevisível, tornam difícil o envio de qualquer sinal de alerta ou pedido de socorro. As equipes de salvamento não encontram vestígios, pois a natureza do Triângulo torna a visibilidade complicada. É difícil enxergar alguma coisa mesmo durante o dia.

Procurar sobreviventes sem saber ao certo onde ocorreu o acidente torna a missão ainda mais impossível. A situação piora quando as equipes de busca não começam imediatamente a trabalhar, tendo em vista que a corrente de ventos do golfo espalha os destroços muito rapidamente. Outro agravante é que os locais mais profundos da terra localizam-se no Oceano Atlântico, exatamente na região do Triângulo das Bermudas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias