Home / Cotidiano

COTIDIANO

Em trote, Rajoy marca encontro com imitador de presidente da Catalunha

MADRI — Em meio à disputa separatista catalã e às negociações para formar o novo governo, o primeiro-ministro Mariano Rajoy caiu em um trote de uma rádio catalã na quarta-feira. A estação fez o premier acreditar que conversava ao telefone com o novo presidente regional da Catalunha, Carles Puigdemont. Sem desconfiar da brincadeira, veiculada no dia seguinte, Rajoy chegou a sugerir uma data para um encontro entre os dois líderes políticos.

Na brincadeira, um dos apresentadores do programa da rádio ligou para o escritório de Rajoy, se identificando como membro da equipe de Puigdemont. Quando a ligação foi transferida, um imitador de Puigdemont assumiu a linha e perguntou se eles poderiam se encontrar. Os humoristas se disseram surpresos com a facilidade de chegar ao premier e agendar uma reunião com o líder espanhol.

O radialista interveio na conversa para revelar a brincadeira logo depois que o líder espanhol prometeu telefonar de volta para o chefe da Generalitat na segunda-feira.

— Dependendo do quão ocupado você estiver, podemos marcar uma data (para a reunião). Minha agenda está bem livre e nós poderíamos marcar em 24 ou 48 horas — disse Rajoy, que, ao descobrir que se tratava de uma pegadinha, se mostrou desapontado. — Não pode ser. Isso não é sério. Vocês podem fazer o que quiserem, mas isso não é sério — disse Rajoy.

‘ABERTO A NEGOCIAÇÕES’

A dupla de apresentadores envolvido na ligação falsa agradeceu o primeiro-ministro por levar a brincadeira na esportiva. Para o porta-voz do Partido Popular no parlamento, Rafael Hernando, a brincadeira serviu para mostrar que Rajoy está aberto a negociações.

O trote aconteceu em um momento de tensão entre o governo federal e a administração regional da Catalunha. O diálogo entre as duas partes não avança há meses, enquanto Puigdemont insiste na separação do estado catalão e Rajoy continua a lutar pela manutenção da Espanha unificada.

O mesmo programa, “El matí y la mare que el va parir”, tentou enganar Puigdemont, dizendo que Rajoy estava na linha para falar com ele — mas, dessa vez, os humoristas não tiveram sucesso.

Rajoy, no entanto, não é o primeiro membro da alta classe política a cair em um trote. Brincadeiras semelhantes já deixaram outros líderes — como o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, o ex-líder cubano Fidel Castro e o presidente boliviano Evo Morales — constrangidos por acreditarem em mentiras criadas por humoristas.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias