Home / Cotidiano

COTIDIANO

Morre Herbert Ribeiro, fundador do Jornal Opção

Morreu nesta quinta-feira, 24/3, o jornalista Herbert de Moraes Ribeiro, considerado um dos principais editorialistas do Estado.

Mentor do "Jornal Opção", inicialmente diário e depois semanário com repercussão nacional, Herbert era considerado um jornalista sofisticado e refinado.

Herbert estava internado no Hospital Anis Rassi.

Conforme o Jornal Opção, ele quebrou um fêmur e enfrentou problemas pulmonares nos últimos dias.

Formado em economia pela Universidade Católica de Goiás (UCG), foi um jornalista político ativo desde o governo de Otávio Lage (1966-1968) até a atualidade.

Suas análises costumavam ser estruturadas tendo sempre uma preocupação em realizar diagnósticos complexos da economia e política regional e brasileira.

Criou um modelo de jornalismo em Goiás baseado na interpretação mais aguçada, na opinião e nas reportagens de fôlego.

Abriu espaço para entrevistas mais longas e completas, tendo a preocupação em deixar o entrevistado livre para manifestar suas opiniões.

É responsável por levar para o jornal vários jornalistas de talento, como o atual editor Euler Belém e o jurista Marco Antônio Lemos - hoje desembargador no Distrito Federal.

Uma das características do "Opção" foi a dedicação aos temas artísticos, não confundindo arte com assuntos mais amplos de cultura, como comportamento e serviços culturais.  Desta forma, Herbert abriu espaço para debates sobre estética, correntes artísticas e filosofia da arte. Durante sua gestão,  o jornal se destacou por abrir espaço para profundas resenhas e críticas, equilibrando, desta forma, a oferta das espécies de jornalismo informativo e opinativo.

ESTILO

Ao fundar o "Opção" em 1975, ele já estava atento ao estilo alternativo e polêmico que dominava os debates dos grupos que se rebelavam contra os efeitos da ditadura.

Percebeu que seu jornal, desde o início, já tinha uma forma, cabendo, assim, procurar os melhores jornalistas para  produzirem o conteúdo.

Da sua geração, foi um dos que mais se interessaram pela internet e as potencialidades da rede mundial de computadores, impulsionando, ao lado de Euler Belém, o site que nasceu do impresso em formato berliner.

O jornalista deixa a esposa Nanci Guimarães de Melo Ribeiro e três filhos: Ludmila Melo, além de Herbert Moraes e Patrícia Moraes - sendo que os dois últimos seguiram a carreira do pai. (Foto de Fernando Leite/Jornal Opção)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias