Home / Cotidiano

COTIDIANO

Goiana é considerada pela Time uma das maiores personalidades globais

Em 2016, ela já tinha sido escolhida como uma das dez cientistas mais importantes de 2016 pela revista “Nature” devido à pesquisa que descobriu a relação entre a microcefalia e o vírus da zika.
A cientista é irmã de Maria Zaira Turchi, presidente da Fundação de Amparo e Pesquisa de Goiás (Fapeg),

Celina se formou na  Universidade Federal de Goiás (UFG) e defendeu mestrado na London School of Hygiene & Tropical Medicine. O doutorado foi apresentado na USP.

A cientista goiana entrou na lista como "pioneira" ao lado de outro brasileiro - o jogador Neymar, atacante do Barcelona.

A listagem indica também o papa Francisco, o presidente americano Donald Trump, o líder russo Vladimir Putin, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May.

Celina é apresentada no ranking pelo médico americano Tom Frieden, ex-diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

A médica é descrita como “apaixonada, motivada e um modelo do tipo de liderança global e de colaboração necessárias para a proteção da saúde humana”.

Celina comparou junto à sua equipe  a relação do vírus zika com a microcefalia.

Sua ação contrariou parte da comunidade médica, que não acreditava em sua tese.

A médica goiana formou então uma força-tarefa de epidemiologistas, especialistas em doenças infecciosas, pediatras, neurologistas e biólogos especializados em reprodução e conseguiu provar sua hipótese.

“Nem no meu pior pesadelo eu imaginei uma epidemia de microcefalia em bebês”, disse a pesquisadora em entrevista à “Nature”.

A pesquisadora disse que o contato dentro da rede de especialistas formada por ela permitiu produzir evidências suficientes para ligar a infecção por zika e a doença no primeiro trimestre da gravidez.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias