Home / Cotidiano

COTIDIANO

Esgoto sem tratamento é jogado em córregos de Trindade

Os córregos e rios do município de Trindade, região oeste da capital, estão sofrendo com o descaso de empresas privadas de captação e tratamento de esgoto da região. Contratada para fazer o tratamento do Jardim Escala, na região Leste de Trindade, a empresa BRK Ambiental tem feito dos rios e córregos a primeira opção quando não conseguem executar o trabalho.

Quando chegou às operações em Trindade a empresa BRK Ambiental se chamava Odebrecht, que após se envolver em diversos escândalos espalhados por todo o país em 2016, vendeu 70% do seu capital para a empresa canadense Brookfield Brazil Capital Partners.

Em Trindade, a BRK Ambiental é responsável pela operação, manutenção e ampliação do sistema de coleta, afastamento e tratamento do esgoto, além da gestão comercial de água e esgoto do município. A empresa também opera em Aparecida, Goiânia, Rio Verde e Jataí .

Segundo o vereador de Trindade Wesley Bueno, a empresa BRK deveria ter responsabilidade sobre a coleta e tratamento do esgoto apenas do Setor Escala, entretanto, ela vem captando o esgoto de pelo menos outros 3 setores e a conta fica para o morador que continua pagando pelo serviço. Em decorrência da sobrecarga dos reservatórios, o tratamento de esgoto não está sendo feito e ele está indo direto para o Córrego do Sabão, que passa às margens da sede da empresa no setor.

O Córrego do Sabão é um pequeno filete de água que nasce praticamente aos pés da unidade de tratamento de esgoto da BRK Ambiental. Apesar de pequeno, ele é um dos principais córregos para captação de água do município, que recai sobre o Ribeirão Arrozal.


Além da captação para consumo e uso da água para o gado, o Ribeirão Arrozal é um importante meio dos trabalhadores rurais captarem água para o irrigamento de hortaliças.

Dona Almerinda de Souza, 64, vive da aposentadoria e da venda de hortaliças nas ruas do município. Ela se choca ao saber do descaso da empresa ao despejar o esgoto diretamente no rio. “É ruim né, a gente fica triste por que dependemos dessa água pra regar nossas plantas que são nossos ganha pão. Sem contar que temos crianças em casa, pode pegar uma infecção, ficar com um mal estar depois”, lamenta a aposentada.

A empresa BRK Ambiental já foi notificada diversas vezes pelo despejo de esgoto não tratado nos córregos de Trindade. A situação mais tensa é a do córrego do Sabão. No local, canos e caixas saem direto da empresa e despejam milhares de litros de esgoto direto no rio.

Segundo a assessoria da BRK Ambiental, a empresa não está dando conta de lidar com o montante de esgoto que a estação está recebendo. Para isso, o plano “B” é despejar todos os dejetos diretamente no córrego que abastece o principal rio de abastecimento da cidade.

O secretário do Meio Ambiente do Município de Trindade, Esmeraldo da Silva Filho diz que a situação do córrego é gravíssima, pois além de ser um importante córrego para a região Leste, é um dos principais no abastecimento do Ribeirão Arrozal. “Tudo que estava ao nosso alcance a gente dá secretaria do meio ambiente fez, mas infelizmente não depende somente da gente. Aplicamos as multas, houve, por parte da Câmara Municipal, uma audiência pública que chamou os diretores e representantes da empresa que nem chegaram a comparecer”, relata.

Uma audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de Trindade e reuniu os vereadores para apresentarem propostas para a crise hídrica vivida nos últimos meses no estado. A denúncia sobre o descaso com os córregos da cidade foi levada pelo vereador Wesley Bueno.

O parlamentar salientou que o despejo do esgoto no córrego é caso de polícia. “Isso não poderia estar acontecendo, a empresa tem que se explicar, eles se negaram a participar da audiência. Isso é caso de polícia”, comenta.

Além do córrego que fica na região leste, os rios do centro da cidade também são bastante desprezados pelas empresas. O córrego que mais sofre atualmente com o descarte de esgoto é o Broacas, que fica às margens da rodovia dos Romeiros.

“Diversas empresas aqui da região jogam o esgoto aqui no córrego. Basta ter um problema lá, que a solução é jogar aqui. Não há uma medida paliativa, eles não tem um plano “B” que não seja jogar o esgoto nos rios. Deveria ter um plano de contenção, um local onde, quando houvesse alguma falha ou os reservatórios estiverem cheios, eles pudessem armazenar esse esgoto até que o problema fosse resolvido”, recomenda Bueno.

Resposta da BRK Ambiental

Em 2013, a BRK Ambiental se tornou sub delegatária da SANEAGO nos Serviços Públicos de Esgotamento Sanitário no município de Trindade (GO) com o intuito de ampliar o sistema de esgotamento sanitário.

Nestes quatro anos de atuação, o município já pode ver a melhora desse cenário. Antes 40% da população tinha seu esgoto coletado e tratado, hoje este número subiu para 47%.

Com investimento de cerca de 140 milhões, a BRK Ambiental realizará a construção de 300 quilômetros de coletores, 25 quilômetros de interceptores, duas novas estações elevatórias, além da ampliação de quatro estações elevatórias e da ETE Barro Preto. O município ganhará um novo sistema de esgotamento sanitário, chamado Arrozal, que contará com uma nova estação de tratamento (ETE Arrozal).

Em relação à ETE Escala, não prevista inicialmente no Contrato de Subdelegação, a BRK Ambiental iniciou, em julho de 2017, estudos de novas tecnologias para melhoria da eficiência do sistema existente. Os estudos apontaram que a implantação de um novo módulo iria melhorar a operação, economizar energia e, principalmente, permitirá que a ETE colete maior quantidade de esgoto. Tal módulo estará funcionando nos próximos meses, sanando, desta forma, o problema em questão.

Vereador Wesley Bueno levou denuncia do descaso da empresa BRK Ambiental para audiência pública. A empresa não compareceu nem respondeu aos vereadores as dúvidas quanto ao descarte de esgoto nos córregos. Segundo o secretário de meio ambiente, não deveria existir esse plano de soltar o esgoto sem tratamento no rio.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias