Home / Cotidiano

COTIDIANO

Homem é preso responsável por invadir contas telefônicas em São Paulo e Goiás

Nessa quinta-feira (02) a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) identificou e prendeu em Flagrante, um homem de 23 anos de idade, em São Paulo. Ele é suspeito de praticar os crimes de Associação Criminosa, Invasão de Sistema Info

Nessa quinta-feira (02) a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) identificou e prendeu em Flagrante, um homem de 23 anos de idade, em São Paulo. Ele é suspeito de praticar os crimes de Associação Criminosa, Invasão de Sistema Informático, Estelionato por Fraude Eletrônica e Interrupção de Serviço Telefônico.

A delegada que cuida do caso explica que o preso aplicava o golpe conhecido como SIM SWAP, no qual o criminoso consegue sequestrar a linha telefônica dos usuários (de operadoras de telefonia diversas) para roubar as senhas e ter acesso aos aplicativos e serviços da vítima. Com o domínio dos serviços e aplicativos diversas pessoas tiveram grandes prejuízos.

O homem foi preso no momento em que negociava, em um Instagram furtado, a venda fraudulenta de aparelhos celulares, quando foi surpreendido pela ação policial. Com ele foram apreendidos oito celulares, documentos em nome de terceiros e cartões bancários.

Ao menos três grandes operadoras de telefonia demonstram grande vulnerabilidade nos sistemas. Desde o início das investigações as empresas foram informadas quanto as fragilidades, porém, várias vítimas continuaram se apresentando nas delegacias, casos muito similares, o que demonstra que as vulnerabilidade no sistema continua o mesmo.

Leia Também