Home / Cultura

CULTURA

Goianos mostram seu olhar para capital em exposição de fotos analógicas

Já imaginou o que seriam das selfies sem os smartphones? Pois bem, antes de se chegar a esse patamar de tecnologia, em que fotos se tornaram instantâneas, fartas e até mesmo descartáveis, o ato de fotografar era muito diferente. O processo era artesanal, a imagem era gravada em filme e posteriormente revelada em câmaras escuras. Como o número de poses de cada filme era limitado, requeria do fotógrafo um olhar mais preciso e apurado sobre o objeto e seu contexto antes do clique.

Uma exposição fotográfica a ser aberta no sábado, 5 de dezembro, irá mostrar um resgate desta experiência. Batizada como #Projeto82, a iniciativa contou com a participação de 82 moradores da capital que receberam uma máquina analógica para registrar seu olhar para a cidade. As melhores imagens foram selecionadas por juri técnico e serão agora apresentadas ao público.

A iniciativa é da Brasal Incorporações, cuja intenção foi levar o público a trazer seu olhar para a cidade. “Ao entregar uma máquina analógica, nós estimulamos que os moradores contemplassem mais sua cidade, já que teriam de fazer este exercício de definir os detalhes da paisagem que desejavam clicar”, disse o gerente geral da Brasal Incorporações em Goiânia, André
Carcute.

Entre as fotos selecionadas, as que mais chamaram a atenção do juri foram feitas na praça do bandeirantes. “Há outras imagens das pessoas durante seu cotidiano que ficaram muito interessantes, além de algumas feitas em uma feira durante a madrugada”, reflete Helio de Oliveira, um dos jurados do concurso.

Será aberta ao público a partir das 8h no estande do Persona, lançamento da Brasal Incorporações. Além dos autores das imagens, estarão presentes os fotógrafos Hélio Oliveira, Wagnas Cabral e Alex Malheiros que compunham o juri técnico de seleção das imagens.

O veterano em fotografias, Helio de Oliveira, começou seu ofício nos anos 1947, em Uberlândia, voltou para Goiânia em 1948 onde deu segmento ao oficio por aqui. Apesar de não ter utilizado as câmeras digitais para o trabalho, hoje ele sabe usá-las muito bem, mas guarda especial apego ao método original, já que exigia uma participação maior no processo de captação das imagens. “Hoje com tudo digital qualquer um tira uma boa foto, basta apertar um botão. Antes precisávamos avaliar a distância, luz, o foco, não havia nada automático”, explica ele, que fez parte do juri de técnico do concurso.

Apesar de as fotos avaliadas não serem profissionais, Helio disse que encontrou fotos artísticas interessantes. “Avaliamos aspectos culturais, já que a proposta era fazer uma imagem a partir do olhar de cada um”, conta.

Na história

De acordo com o portal da web A historia de tudo o conceito da fotografia surgiu por volta de 350 a.C,, o filósofo grego Aristóteles criou um método de observar os eclipses solares sem prejudicar a visão: a câmara escura. Tal método foi importante por tornar possível o conhecimento dos princípios óticos. As câmeras fotográficas de fato, surgiram de no fim do século XIX, por meio de George Eastman, fundador da Kodak Company, que teve a ideia de criar uma longa camada de nitrato de celulose que, a cada foto, era enrolada em uma espécie de carretel. O equipamento à época ficou conhecido por sua simplicidade: bastava que o usuário apertasse o botão e pronto. Tal fato foi importante para a difusão das câmeras fotográficas em todo o século XX.

O site Atelliê Fotografia aponta que a primeira câmera digital surgiu em 1975. Tratava-se de um equipamento feito a partir de partes de telefones e câmeras analógicas, pesava cerca de 4kg e gerava imagens em preto e branco, registradas em fita cassete. O desenvolvimento veio em 1981, quando a Sony lançou a câmera Mavica.

Em 1996, outras empresas também entraram para este mercado e as novas câmeras pareciam começar a tomar a forma que conhecemos hoje. Em 1998, a Sony relança a Mavica, verdadeiramente digital. Hoje, existem já câmeras à prova de choque, aguentam temperaturas -10°C e encaram até 3 metros de profundidade na água buscando sempre a máxima qualidade de imagem.

Serviço


Local: Estande do Residencial Persona
Endereço: Avenida T27 esquina com T9 no Setor Bueno em Goiânia.
Data: Sábado 05/12/2015
Hora: à partir das 9horas

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias