Home / Cultura

CULTURA

Goiânia supera interior em festas de carnaval: samba ocupa Capital

Começou a festa. A avenida já tem sambista. E não falta animação. O repique anuncia:  tem festa até na quarta-feira de cinzas. E quem não acreditava, aconteceu: Goiânia tornou-se também capital do samba.  Se o  poeta Vinicius de Moraes um dia brincou que São Paulo era o túmulo do samba, não faltava gente para repetir a frase em Goiás. Mas se enganou.

Ontem a percussão já rolou solta com apresentação do Bloco Socialista na Praça Universitária. E as Marchinhas do Mercado da 74, que ocorreram na noite de sexta-feira.

Tem também o Encontro de Blocos no Grande Hotel. Anote a hora: a partir das 16h. O Desencuca está entre os vários blocos que se apresentarão. Trata-se de grupo independente de percussão formado por pessoas com transtorno mental que são atendidas pela Rede de Atenção Psicossocial da Prefeitura de Goiânia e seus familiares.

O bloco promete emocionar o público. Será a primeira apresentação deles. Por uma questão de cidadania e honra, e oxalá também musical, vale conferir a alegria.

O carnaval do Mercado da Vila Nova será também outro grande evento. De 6 a 9 de fevereiro, sempre a partir das 16h, grupos de samba e marchinhas de carnaval prometem fazer os corações baterem mais forte.

No dia dia 8, começo da tarde, será a vez do bloco Gato Pingado, que animará a tradicional festa no Setor Pedro Ludovico, no Grillu’s Bar. E para fechar a noite, ocorrerá o Desfile das Escolas de Samba de Goiânia na Estação Cultura, na Praça do Trabalhador.

No dia seguinte, acontece a segunda parte da programação do desfile das escolas de rua. E para deixar saudade e curtir as cinzas, a Prefeitura realiza no dia 9 – no Parque Vaca Brava, a partir das 13h – o desfile do tradicional Bloco Galo Goiano.

Os organizadores do Carnaval de Goiânia 2016 prometem uma festa inesquecível – talvez a maior da história da Capital.

 ROCK

Para quem não suporta o repique e a síncope do samba,  hoje será dia de rock também. No Centro Cultural Martim Cererê, ocorrerá o 10º Grito Rock Goiânia para os que gostam de guiatarras afiadas em vez do surdo forte e constante.

Anote aí o auge da festa: na segunda, 8, e na terça-feira, 9, tem o Desfile das Escolas de Samba na passarela da Estação Cultura, na Praça do Trabalhador, a partir das 20h.

O Parque Vaca Brava a partir das 13h do dia 9, o último da folia, recebe o Galo Goiano. Mas quem desejar outro ponto da cidade com samba, é bom anotar: no mesmo horário e dia, no Setor Pedro Ludovico, o Bloco Marrom abraça o batuque.

[box title=""]

Programação de Carnaval 2016 

Dia 05/02 – Encontro de Blocos no Grande Hotel

Local: em frente ao Grande Hotel na Avenida Goiás

Horário: 19h

Dia 06 a 09/02 – Carnaval no Mercado da Vila Nova

Local: Mercado da Vila Nova - 5ª Avenida

Horário: 16h às 00h

Dia 06 a 07/02 – 10º Grito Rock Goiânia (apoio)

Local: Centro Cultural Martim Cererê

Horário: 17h

08/02 – Gato Pingado (apoio)

Local: Grillu’s Bar / Setor Pedro Ludovico – Avenida Circular

Horário: 13h às 20h

08 e 09/02 - Desfile das Escolas de Samba de Goiânia e Encerramento com show de banda local

Local: Estação Cultura (antiga estação ferroviária), Praça do Trabalhador

Horário: A partir das 20h

Dia 09/02 - Bloco Galo Goiano (apoio)

Local: Vaca Brava

A partir das 13h

Dia 09/02 - Bloco Marron (apoio)

Local: Setor Pedro Ludovico – Alameda Mario Caiado

Das 13h às 22h

.[/box]

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias