Home / Cultura

CULTURA

Os signos e o corpo humano

Colaborador: Blender Barbosa


Os signos e o corpo humano

Na astrologia, acredita-se que doenças são estados espirituais/mentais que se manifestam no corpo a partir de desequilíbrios desencadeados pelo próprio signo dentro do Mapa Astral. No entanto, há um entendimento maior sobre isso. Muitos desequilíbrios - doenças - podem ser pré-determinadas, mas irão de fato se manifestar ou agravar a partir do padrão vibratório de cada pessoa.

A mágoa, raiva e angústia são alguns exemplos de sentimentos que atraem desequilíbrios e geram doenças. Não adianta apenas culpar os astros pelas desarmonias, é necessário sair do padrão vibratório negativo e trabalhar a positividade.

Algumas pessoas escolhem se apegar às doenças e não as soltam. É como se fosse um fardo que deve ser carregado, porque acreditam que fizeram algo ruim. Essas pessoas acabam se punindo ainda mais e atraindo energias ainda mais negativas. Isso prejudica não só seus corpos físicos, mas também mentais, espirituais e emocionais – gerando até carmas para vidas futuras.

Todo signo, segundo a Astrologia, rege algum aspecto corporal do ser humano e, consequentemente, pode colaborar para que desenvolva algum desequilíbrio, a partir do elemento regente - fogo, terra, ar ou água. Desta forma, é possível analisar possíveis desalinhamentos e trabalhar para que a pessoa desenvolva apenas o aspecto positivo do signo.

Mas afinal, qual parte do corpo rege seu signo e como trabalhar para estar sempre equilibrado? Vejamos!

Signos de fogo

Áries, Leão e Sagitário são signos de fogo e ligados ao espírito, energia vital, sistema cardíaco, sanguíneo e nervoso. O fogo é o elemento que nos mantém vivos e sua ligação se dá em todos os aspectos do ser, pois o sangue percorre por todo o corpo.

Quem tem excesso ou falto de fogo no Mapa pode facilmente sofrer de hipertensão, enxaqueca e crise de ansiedade.

  • Áries é o primeiro signo do zodíaco e responsável por cuidar da cabeça, do rosto, cérebro e dentes superiores. Desta forma, pode sofrer com dores de cabeça, nos ombros, braços, olhos, vertigem, nevralgia, congestão cerebral, epilepsia, encefalite, meningite e problemas de digestão. Também  é mais propenso a queimaduras, ferimentos, febres, inflamações, derrame e acidentes. Ariano, tenha cuidado com o estresse e impaciência. Sempre que possível, tire um tempo para respirar e acalmar a mente. Realize as atividades sem pressa, pense um pouco mais antes de agir, siga uma boa dieta, descanse mais e desenvolva o hábito da meditação. Desta forma, sua saúde estará sempre ótima.  
  • Leão, o segundo signo de fogo, é responsável por cuidar do coração, dos flancos e parte superior das costas. O leonino pode sofrer com problemas cardíacos, pois apesar de resistente é estressado. Também pode ser comum que tenha palpitações, febres, problemas de coluna dorsal, aneurismas, hemorragias, doenças nos olhos e má circulação. Maior atenção ao cansaço excessivo e sistema nervoso. Para ficar com a saúde em dia, procure praticar atividades físicas e ter uma boa vida sexual. Evite situações de raiva, brigas e estresse.  
  • Sagitário, o terceiro fogo, é responsável pelos quadris, coxas e parte superior das pernas. O sagitariano devem ter cuidado com doenças nestas áreas e também nas nádegas, nervo ciático, fêmur, gota, problemas no sangue, fígado, artrite, tumores e obesidade. Se pratica atividade física é importante alongar todo o corpo para que trabalhe as fibras musculares e dê maior flexibilidade. Cuidado também com a má alimentação e colesterol alto. Procure praticar atividades físicas de queima calórica e ter uma boa alimentação.


Signos de Terra

Touro, Virgem e Capricórnio são os signos de terra. Este elemento nos mantém firmes, são nossas raízes. Já os signos estão ligados aos esqueleto, sistema endócrino, ossos, sais e vitaminas do corpo

Quem tem excesso ou falta de terra no mapa pode sofrer com dores na coluna, joelhos, joanetes, problemas com cálcio ou excesso de ferro.

  • Touro é o primeiro signo de terra e rege a garganta, pescoço, orelhas, cordas vocais, tireóide, língua, boca, amígdalas e dentes inferiores. Por conta da tireóide, o taurino deve ficar atento ao ganho de peso. Pode ter dores de garganta mais frequentes, torcicolos, problemas de desenvolvimento nos dentes, dores nas amígdalas, doenças na faringe ou laringe, fígado, problemas de voz ou fala, abscessos, angina, sufocamentos, gota, inchaços, doenças venéreas, varizes, dores musculares e problemas sexuais. É importante que o taurino dê atenção à escovação dos dentes e higiene das orelhas, pratique atividades físicas, siga uma dieta de baixa caloria e faça exames de rotina pelo menos três vezes por ano.
  • Virgem é o segundo signo de terra e rege os intestinos, principalmente o superior, fígado, pâncreas, vesícula e plexo inferior. Virgem está ligado ao processo de digerir. Por isso, é importante atenção com o que come, mas também atenção aos sentimentos, pois o processo de digestão está intimamente ligado ao emocional. Pare de remoer aquilo que não precisa mais. Solte tudo isso e se permita.  Virgem pode ser hipocondríaco, o que gera somatização de sintomas. Além disso, este signo pode sofrer com cólicas intestinais, disenteria, constipação, coluna vertebral, gases, problemas nervosos e intestinais e também espirituais. É importante que o virginiano siga uma boa dieta, quem sabe uma dieta vegana? Faça terapia, exames de rotina. Procure meditar mais, praticar atividade física ao ar livre e evitar situações de estresse.
  • Capricórnio é o terceiro signo de terra e está ligado aos joelhos, ossos e parte inferior das pernas. O capricorniano deve ficar atento com as articulações, pois por conta do excesso de rigidez e autocobrança, podem facilmente enrijecer.  Este signo pode sofrer com os ossos, dentes, reumatismo, joelhos, vômitos, má digestão, varíola, queda de cabelo, abscessos, pele e unhas. Portanto, para ter uma boa qualidade de vida devem praticar atividades físicas, como corrida ou yoga, pois são atividades que darão uma maior flexibilidade e esvaziará a mente das responsabilidades. Siga uma dieta rica em vitaminas e minerais. Meditação, ho'oponopono e afirmações positivas também são ótimas dicas.


Signos de Ar

Gêmeos, Libra e Aquário são os signos de ar. Este elemento está ligado à nossa mente e intelecto e se relaciona com os gases, células, artérias, veias, vasos capilares e sistema respiratório.

Quem tem excesso ou falta de ar no mapa pode sofrer com flatulência, problemas respiratórios, falta de atenção e concentração.

  • Gêmeos é o primeiro signo de ar e rege os pulmões, clavícula, mãos, braços, ombros e sistema nervoso e respiratório. Geminiano, principalmente quando criança, pode sofrer com problemas de asma, bronquite, rinite, faringite e sinusite. É comum que tenha problemas no pulmão, ombros, braços e mãos, vertigens, nevralgias, gases, cólicas, problemas menstruais e no sistema nervoso, reumatismo e câimbras. É importante viver em um ambiente sempre limpo e, vez ou outra, ir para o campo para esvaziar a mente e os pulmões. Atividade física que trabalhe corpo e mente, dieta e meditação são infalíveis.
  • Libra, segundo signo de ar, rege os rins, apêndice, parte inferior das costas e glândulas suprarenais. O rim é um órgão de equilíbrio e vitalidade, assim como Libra, por isso este signo o rege. Pode sofrer com problemas renais, infecções de urina, cólicas, pedras nos rins, uremia, diabetes, problemas vasculares, dores de cabeça e fadiga. Os librianos devem ficar atentos e sempre tomar bastante água, ingerir alimentos mais naturais e evitar excesso de peso nas costas.
  • Aquário é o último signo de ar e rege os tornozelos e sistema circulatório. O aquariano não gosta de se sentir presos e se assim se sente pode desenvolver problemas de circulação, como varizes, retenção de líquidos, problemas nos tornozelos, inchaços nas pernas, estiramento muscular, palpitações e taquicardias. Cuidados também com o sistema nervoso e sanguíneo. Aquariano, é importante cuidar, principalmente, da questão emocional e mental, para que tenha uma maior qualidade de vida. Tire momentos de descanso, medite e pratique uma atividade física que ajude a limpar seus pensamentos, quem sabe corrida?


Signos de Água

Câncer, Escorpião e Peixes são os signos de água. Este elemento está ligado ao nosso emocional e cuida dos hormônios, secreções e fluidos.

Quem tem excesso ou falta de água no mapa pode sofrer com problemas hormonais, principalmente as mulheres, excesso de peso, acne e depressão.

  • Câncer é o primeiro signo de água e reponsável pelos seios, peito, estômago e lóbulos superiores do fígado. Este signo deve tomar cuidado, principalmente, com as questões emocionais, pois isso tende a desenvolver no corpo, se negativo, como problemas hormonais. Este signo é responsável pelo trato digestivo e deve se atentar a isso.  Pode sofrer com tosse, secreções, problemas nos ovários, útero, fertilidade e tumores corporais. As mulheres de câncer, quando se tornam mães, tendem a ter leite em excesso. Para manter a saúde em dia é importante manter um bom equilíbrio emocional e sentimental, praticar exercícios de meditação e autoconhecimento. Atividades físicas na água também são uma ótima dica. Quem sabe natação ou hidroginástica?
  • Escorpião é o segundo signo de água e rege os órgãos genitais e reprodutores, reto e bexiga. Este signo deve se atentar às questões de libido, sistema urinário, intestino preso. hormônios, excesso de peso, acne, retenção de líquido, doenças dos órgãos genitais e reprodutivos. Costumam ser muito férteis, por isso a importância do preservativo. Para manter a saúde em dia é importante consultar um médico regularmente, fazer exames de rotina, praticar atividades físicas e seguir uma alimentação equilibrada.  
  • Peixes, o último signo do zodíaco rege os pés.  Os pés são o alicerce do ser humano, é o último órgão e responsável pela locomoção. O pisciano  deve ter cuidado com calos, joanetes, unha encravada, fraturas, micoses, frieiras e problemas de fluidos. Também podem ser comuns intoxicações alimentares e medicamentosas, alergias, insônia e vícios. Para ter uma qualidade de vida deve se atentar em estar em ambientes que promovam a positividade. Consultar regularmente um médico e psicólogo também são ótimas dicas. Medite!

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias