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Chevrolet Onix Plus Midnight: Andamos na versão “toda preta” do sedã

O Chevrolet Onix Plus Midnight abre um novo capítulo na série de versões especiais lançadas pela General Motors. A novidade, que nós testamos, chegou ao mercado em outubro passado, sendo apresentada junto com a também versão esportivada RS do modelo hatch.

O que a versão especial Midnight, tratada na gama Onix simplesmente como versão, traz de diferente do sedã convencional? Você vai saber agora.

O Onix Midinight muda no visual externo caracterizado pelo conceito “todo preto”, cor que também predomina internamente. Ainda no exterior difere também na grade frontal tipo colmeia em preto brilhante e nos faróis tipo projetor, com máscara negra, e nas rodas de 16 polegadas.

Roupagem Midnight

O Chevrolet Onix Plus ganha a versão Midnight para atender os usuários de sedã que anseiam por um carro três volumes compacto com uma roupagem mais agressiva. A escolha do Onix Plus para receber também a roupagem Midnigth, assim como a picape S10 e os SUVs Tracker e Equinox, se deu por ser o Brasil o maior mercado do modelo no mundo.

A versão Midnight, se detalhes cromados, cumpre bem esse papel de agradar o consumidor de estilo mais ousado com o preto brilhante destacado na carroceria e no quase todo escuro do interior. Nesse caso só não completo pelo fato de o teto e as colunas seguirem a cor clara.

Aliás, a tonalidade clara no teto e colunas é uma iniciativa louvável porque garante mais sofisticação ao ambiente. Se essa era mesmo a ideia, ponto para a GM.

Motor e consumo

O motor que está sob o capô da versão Midnight é o mesmo do Onix Plus convencional. O apimentadinho 1.0 Turbo, de três cilindros, de 116 cv e 16,8 kgfm de torque (etanol), acelera de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos. É associado à transmissão automática de seis velocidades, que oferece trocas suaves e rápidas. O conjunto é bem calibrado.

A média de consumo registrada foi de 11,8 km/l (cidade) e 13,6 km/l (estrada) com gasolina no tanque. Os números oficiais rodando com etanol, o que não foi nosso caso, aponta consumo entre 8,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada. O motor turbo acelera rápido e tem fôlego suficiente para e encarar modelos mais potentes. O isolamento acústico do interior é bom.

Suspensão

Destaque para a suspensão independente na dianteira e eixo de torção na traseira. Nas curvas é bem firme e, aliada aos controles de estabilidade e tração aos pneus largos, de medida 185/55 R15, deixa o sedã sempre firme e seguro nas situações mais adversas.

Medindo 4.474 mm de comprimento e com capacidade para transportar 470 litros no porta-malas, o Onix Plus Midnight pode ser equipado com acessórios de personalização, caso o comprador queira gastar um pouco mais para deixar o sedã “pretão” mais equipado.

Na lista entram spoilers dianteiros mais pronunciados, saias laterais e aerofólio traseiro. Além desses itens, outros de garantem mais praticidade podem ser adquiridos, como saídas USB adicionais para os passageiros traseiros, além da bandeja impermeável no compartimento de carga com rede para acomodação de pequenos objetos.

O carregador de celular por indução e as saídas de USB para quem vai no banco traseiro bem que poderiam ser de série na versão. De qualquer forma, o Midnight é torna uma boa proposta de compra para quem almeja um sedã de roupagem esportiva na faixa dos R$ 83.000 mil.

Cor

O preto que cobre a carroceria do Onix Plus Midnight traz um efeito especial. Partículas metálicas e pérolas de tamanhos extrafinos proporcionam sofisticação à cor. Elas criam um efeito tridimensional, o que muda o padrão do preto convencional. A pintura ainda conta com uma camada de verniz que ressalta as linhas do design do carro com mais nitidez.

As rodas de 16 polegadas do Midnight são escurecidas e com desenho diferenciado da versão Premier, da qual deriva. A diferença está também nos frisos frontais e laterais e logos escurecidas, assim como gravata Chevrolet, uma característica de séries especiais da marca.

A versão traz um volante multifuncional com revestimento Premium, com acabamento em preto brilhante do aro inferior. Os bancos dianteiros e traseiros contam com revestimento premium na cor preto “Jet Black”, exclusivo da versão. O sedã leva quatro adultos e uma criança com conforto.

A versão de visual agradável e esportiva é prazerosa de dirigir. Oferece excelente posição de dirigir, quesito bastante valorizado em modelos sedãs. A central multimídia MyLink é moderna e intuitiva e valoriza a condução. Não há observações a fazer sobre o conforto interno do Chevrolet Onix Plus Midnight.

Chevrolet Onix Plus Midnight: Itens de acabamentos exclusivos que dão aparência esportiva à versão

• Gravata “Black Bow Tie” Chevrolet
• Grade tipo colmeia em preto brilhante
• Conjunto óptico com faróis tipo projetor com máscara negra e luz de condução diurna em LED
• Carroceria com acabamento “todo preto” para carroceria, rodas, frisos e logo Onix
• Acabamento interno Premier para painel, console central e quadro de instrumentos
• Volante de base reta com moldura inferior em preto brilhante
• Bancos com revestimento premium na cor preto “Jet Black”

Equipamentos de conectividade, conforto e segurança

• MyLink compatível Android Auto e Apple Car Play e agora com tela maior, de oito polegadas
• Sistema de áudio com seis alto-falantes
• Ar-condicionado
• Direção com assistência elétrica
• Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular
• Sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré
• Chave inteligente para destravamento das portas e partida da ignição por botão• Computado de bordo
• Controlador para limitar a velocidade
• Regulagem de altura e profundidade para o volante
• Regulagem de altura do banco e cinto de segurança do motorista
• Airbag duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina
• Freios ABS com sistema de distribuição de frenagem e assistência de frenagem de urgência
• Controle eletrônico de estabilidade e tração
• Assistente de partida em aclive
• Controlador de limite de velocidade


OBS: A ideia era rodar com Onix Plus Midnight apenas no asfalto nos cerca de 100 km entre Goiânia e Itaberaí. No retorno a necessidade de um desvio de terra e aproveitamos para observar ocomportamento do modelo no chão. O resultado, embora estrada de chão não seja território do sedã esportivado, foi surpreendente. O Midnight se comportou bem e deu respostas satisfatórias, principalmente na suspensão bem calibrada.

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