Home / Economia

ECONOMIA

Brasil é o principal mercado de entretenimento e mídia

Pesquisa global sobre entretenimento e mídia mostra que Brasil é o principal mercado da América Latina no setor e ocupa a nona posição no ranking mundial. Conforme o relatório, no ano passado foram movimentados U$ 42 bi e a expectativa é que até 2019 esse valor chegue a U$ 69 bi. O crescimento projetado para os próximos cinco anos é de 10,2%, sendo maior do que o Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, se comparado com as projeções da última pesquisa, 2014 teve uma retração de U$ 1,5 bi. Os gastos do consumidor brasileiro em entretenimento e mídia foram de U$ 15,8 bi, com projeção de U$ 20,4 bi em 2019.

Os principais segmentos de entretenimento e mídia no Brasil englobam a publicidade na TV, o acesso à internet e a TV por assinatura. No ano passado, os gastos no País em publicidade representoram 32% do mercado, o acesso à internet foi de 30% e a projeção é que em 2019 ocupe uma fatia de 41%, tornando-se o principal segmento do setor. A pesquisa ainda revela que o crescimento médio anual desses três segmentos até 2019 será de cerca de 30%, sendo 7,7% da publicidade, 17,1% com o acesso à internet e 5,1% do consumo ao ano. O brasileiro gasta mais com TV por assinatura (41%) e estima-se que o gasto representará 45% até 2019.

Outros segmentos do consumidor brasileiro no setor de entretenimento e mídia foi o meio digital, que representou 5% dos gastos no ano passado, com crescimento em 2019 para a fatia de 8%. O aumento do digital, segundo a pesquisa, é impulsionado pela assinatura online de revistas e jornais e consumo de e-books de gêneros. Outra percepção é a de que as mídias tradicionais estão perdendo espaço para os serviços de streaming. Os gastos do consumidor com mídia tradicional foi de 54% em 2014, mas a tendência é que haja uma queda e alcance 47% em 2019.

Acesso à Internet

O Brasil é o 8º país no ranking em acesso à internet e, em 2019, estima-se que chegue ao quarto lugar. A pesquisa destaca que a projeção é que, para os próximos cinco anos, os gastos com acesso à internet móvel no Brasil seja 2,3 vezes maiores e a receita esperada com acesso à internet no Brasil, em 2019, é de U$ 29 bi, com crescimento médio de 17,1% ao ano. O aumento da penetração de smartphones e a desoneração dos impostos são algumas das razões. Hoje, 35% é o share do smartphone em acesso à internet e esse número pode chegar a 63% em 2019. De acordo com o relatório, a estimativa é que até fim de 2019 existam 148,2 milhões de assinaturas de internet móvel.

Já a receita com a publicidade na TV, em 2014, foi de U$ 7,3 bi , o que representa 4% do total global, com projeção para U$ 10,7 bi em 2019, e crescimento médio anual de 8,1%. O Brasil é a terceira maior potência de publicidade na TV no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão, e à frente de China e Inglaterra. A tendência é que se mantenha essa posição até 2019.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias