Depois de Goiás registrar chuvas intensas durante algumas semanas, a baixa umidade de ar e o calor intenso vem tomando conta do estado. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (CIMEH-GO), a umidade do ar no estado de Goiás está entre 12% a 20% em todas as regiões, quando o ideal de acordo com a Organização Mundial da Saúde é de 40% e 70%.
A CIMEH-GO afirma que a umidade do ar caiu porque a presença de massa de ar seco e quente tem impedido a formação de nuvens de chuva no território goiano. Nesse sábado, 15, a temperatura em Goiânia chegou a 35º e umidade do ar chegou a 12%, não só na capital, como também em Itumbiara, Catalão e Luziânia. Durante a semana, permanecerá assim, com previsão de chuva só na sexta-feira, 21.
O Instituto Nacional de Meteorologia alerta para riscos de incêndios florestais e á saúde, incluindo o ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz e dá algumas instruções:
- Beber bastante água, evitar fazer atividades físicas com muita intensidade, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante para pele e umidificar o ambiente e em caso de incêndio, ligar para o corpo de bombeiros no 193.