Home / Internacional

INTERNACIONAL

EUA: com chuvas causadas pelo furacão Ida, NY declara estado de emergência

Por Matheus PiovesanaO prefeito de Nova York, Bill de Blasio, declarou estado de emergência na cidade na noite de quarta-feira, dia 1º, devido às fortes chuvas causadas por fragmentos do furacão Ida. O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos lançou um

Por Matheus Piovesana

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, declarou estado de emergência na cidade na noite de quarta-feira, dia 1º, devido às fortes chuvas causadas por fragmentos do furacão Ida. O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos lançou um alerta de inundação repentina para regiões da cidade, válido até as 3h da manhã desta quinta-feira, pelo horário local.

"Estamos resistindo a um evento climático histórico na noite de hoje (ontem), com chuvas recordes em toda a cidade, enchentes brutais e condições perigosas em nossas ruas", escreveu Blasio em sua conta oficial no Twitter.

Segundo a Associated Press, fragmentos do Ida atingiram Estados da costa leste americana ontem com ao menos dois tornados, fortes ventos e chuvas intensas. Diversas vias de Nova York ficaram inundadas, e os serviços do metrô da cidade foram suspensos.

A Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey suspendeu os voos do aeroporto internacional de Newark, um dos que atendem a região, por causa das inundações.

Em Estados vizinhos, como a Pensilvânia, a chegada do Ida levou à retirada de milhares de pessoas de suas casas depois que o nível de água em uma barragem próxima à cidade de Johnstown atingiu níveis "perigosos".

O Ida chegou à costa dos Estados Unidos no final de semana, e atingiu os Estados da Louisiana e do Mississippi, causando blecautes, inundações e mortes. (Com informações da Associated Press).

Leia também: