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OPINIÃO

Ensinar é um exercício de imortalidade

"Se fos­se en­si­nar a uma cri­an­ça a be­le­za da mú­si­ca não co­me­ça­ria com par­ti­tu­ras, no­tas e pau­tas. Ou­vi­rí­a­mos jun­tos as me­lo­di­as mais gos­to­sas e lhe con­ta­ria so­bre os ins­tru­men­tos que fa­zem a mú­si­ca.  Aí, en­can­ta­da com a be­le­za da mú­si­ca, ela mes­ma me  pe­di­ria que lhe en­si­nas­se o mis­té­rio da­que­las  bo­li­nhas pre­tas es­cri­tas so­bre cin­co li­nhas. Por­que as bo­li­nhas pre­tas e as cin­co li­nhas são ape­nas  fer­ra­men­tas pa­ra a pro­du­ção da be­le­za mu­si­cal. A ex­pe­ri­ên­cia da be­le­za tem de vir an­tes".

Ru­bem Al­ves

Um dos te­mas re­cor­ren­tes na co­mu­ni­da­de do­cen­te diz res­pei­to à apren­di­za­gem. Sem­pre ou­vi­mos e fa­la­mos so­bre apren­di­za­gem sig­ni­fi­ca­ti­va, so­bre a não apren­di­za­gem dos nos­sos edu­can­dos, en­fim, so­bre o pro­ces­so de apren­der e en­si­nar.

Às ve­zes me per­gun­to se es­ta­mos efe­ti­va­men­te fa­zen­do o ques­ti­o­na­men­to de for­ma ade­qua­da e, se es­te mes­mo ques­ti­o­na­men­to tem nos le­va­do àque­las re­fle­xões que pro­mo­vem mu­dan­ças. O que é a apren­di­za­gem e, o que re­al­men­te sa­be­mos so­bre ela?

Exis­tem mui­tas te­o­ri­as que tra­tam des­se te­ma. Ca­da uma de­las há seu tem­po, con­tri­bu­iu e con­tri­bu­em com o de­sen­vol­vi­men­to dos es­tu­dos vol­ta­dos a me­lho­ria edu­ca­cio­nal.

Po­de­mos ci­tar al­guns pen­sa­do­res co­mo Je­an Pi­a­get que cri­ou a te­o­ria do co­nhe­ci­men­to cen­tra­da no de­sen­vol­vi­men­to na­tu­ral da cri­an­ça. Se­gun­do ele, o pen­sa­men­to in­fan­til pas­sa por qua­tro es­tá­gios, des­de o nas­ci­men­to até o iní­cio da ado­les­cên­cia, quan­do a ca­pa­ci­da­de ple­na de ra­ci­o­cí­nio é atin­gi­da. Já pa­raVygotsky, ou­tro pen­sa­dor, o pro­fes­sor é fi­gu­ra es­sen­cial do sa­ber por re­pre­sen­tar um elo in­ter­me­di­á­rio en­tre o alu­no e o co­nhe­ci­men­to dis­po­ní­vel no am­bi­en­te. De acor­do com Emi­lia Fer­rei­ro, o alu­no não vem pa­ra a es­co­la sem sa­ber de na­da, ele traz con­si­go um apren­di­za­do im­por­tan­te que de­ve ser apri­mo­ra­do e con­tex­tu­a­li­za­do pa­ra pro­mo­ver con­di­ções fa­vo­rá­veis as su­as ne­ces­si­da­des co­ti­dia­nas.

Pa­ra Pau­lo Frei­re o co­nhe­ci­men­to é al­go a ser cons­tru­í­do na co­le­ti­vi­da­de e o mo­vi­men­to da ação–re­fle­xão é ti­da co­mo fun­da­men­tal. Sua pe­da­go­gia se ca­rac­te­ri­za por ser di­a­ló­gi­ca e tam­bém di­a­lé­ti­ca. Ele dá sua con­tri­bui­ção pa­ra a for­ma­ção de uma so­ci­e­da­de de­mo­crá­ti­ca ao cons­tru­ir um pro­je­to edu­ca­cio­nal li­ber­ta­dor.

Se­gun­do Gardner, não se de­ve co­brar do alu­no so­men­te o de­sen­vol­vi­men­to da in­te­li­gên­cia ló­gi­co-ma­te­má­ti­ca e a lin­guís­ti­ca, pois, o ser hu­ma­no tem ou­tras com­pe­tên­cias e, qual­quer uma de­las po­de es­tar mais evi­den­te que as ou­tras, ofe­re­cen­do con­di­ções de pro­gres­são in­te­lec­tu­al/pro­du­ti­va. Diz ain­da que o ser hu­ma­no é do­ta­do de múl­ti­plas in­te­li­gên­cias e tem que ser va­lo­ri­za­do por in­tei­ro.

Ou­tro pes­qui­sa­dor da edu­ca­ção,Da­vid Pa­ul Au­su­bel di­zia que, quan­to mais sa­be­mos, mais apren­de­mos. Fa­mo­so por ter pro­pos­to o con­cei­to de apren­di­za­gem sig­ni­fi­ca­ti­va. Pa­ra ele, apren­der sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te é am­pli­ar e re­con­fi­gu­rar idei­as já exis­ten­tes na es­tru­tu­ra men­tal e com is­so ser ca­paz de re­la­ci­o­nar e aces­sar no­vos con­te­ú­dos.

O que me ques­ti­o­no con­ti­nua­men­te é se nós, en­quan­to pro­fis­si­o­nais de edu­ca­ção, co­nhe­ce­mos es­sas te­o­ri­as no sen­ti­do am­plo de apli­cá-las no nos­so co­ti­dia­no em sa­la de au­la vi­san­do à me­lho­ria da qua­li­da­de de en­si­no.

Há quem atri­bua a fal­ta de apren­di­za­gem nas uni­da­des es­co­la­res do nos­so pa­ís,  ape­nas à fal­ta de dis­po­si­ção do edu­can­do em apren­der, es­que­cen­do que o pro­fes­sor  ou pro­fes­so­ra é  ain­da o pro­fis­si­o­nal  que tem qua­li­fi­ca­ção pa­ra in­ter­me­di­ar a cons­tru­ção do co­nhe­ci­men­to.  Co­nhe­cer e apli­car as te­o­ri­as de pes­so­as que pas­sa­ram anos es­tu­dan­do o com­por­ta­men­to hu­ma­no nas es­co­las, já se­ria um bom ca­mi­nho a ser tri­lha­do.

É evi­den­te que a fal­ta de apren­di­za­do dos edu­can­dos não po­de ser de for­ma al­gu­ma atri­bu­í­da so­men­te ao pro­fis­si­o­nal de edu­ca­ção, pois, co­mo já dis­se­mos inú­me­ras ve­zes, o edu­can­do faz par­te do seu meio e o meio tam­bém in­flui na sua ca­pa­ci­da­de as­si­mi­la­ti­va, ou se­ja, co­mo o ser hu­ma­no é in­te­gral não te­ria co­mo atri­bu­ir su­as di­fi­cul­da­des de apren­di­za­gem uni­ca­men­te à es­co­la ou ao pro­fis­si­o­nal de edu­ca­ção.

O que gos­ta­ria de pon­tu­ar é a ne­ces­si­da­de de com­pre­en­der­mos as te­o­ri­as e bus­car na nos­sa pra­ti­ca co­ti­dia­na a me­lhor for­ma de apli­ca-las vi­san­do uma for­ma­ção re­al e in­te­gral dos nos­sos edu­can­dos. E, co­mo bem dis­se Ru­bem Al­ves : “Eu que­ro de­sa­pren­der pa­ra apren­der de no­vo.Ras­par as tin­tas com que me pin­ta­ram.De­sen­cai­xo­tar emo­ções, re­cu­pe­rar sen­ti­dos”.

E co­mo ini­ci­ei es­te ar­ti­go com as pa­la­vras de Ru­bem Al­ves, ter­mi­na­rei tam­bém com um pen­sa­men­to de­le que me en­can­ta pe­la ver­da­de e sin­ge­le­za: “En­si­nar é um exer­cí­cio de imor­ta­li­da­de. De al­gu­ma for­ma con­ti­nua­mos a vi­ver na­que­les cu­jos olhos apren­de­ram a ver o mun­do pe­la ma­gia da nos­sa pa­la­vra. O pro­fes­sor, as­sim, não mor­re ja­mais”.

(Mar­cia Car­va­lho. Pe­da­go­ga, Psi­co­pe­da­go­ga,   Mes­tra em So­ci­e­da­de Po­lí­ti­cas Pú­bli­cas e Meio Am­bi­en­te Fun­da­do­ra e Di­re­to­ra do Co­lé­gio Mais Pa­drão)

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