Home / Opinião

OPINIÃO

Efeitos da radiação no genoma humano

Nzenza Maria,Especial para DMRevista

O ser humano não está livre de efeito radioativo, é prejudicial à sua saúde e por isso devemos tomar certos cuidados para evitar esse mal.

A exposição à radiação pode ser considerada como uma consequência inevitável em nossas vidas. A cada exposição que nos submetemos, carregamos conosco efeitos radioativos que consequentemente afetam significativamente a nossa saúde, deixando marcas pelo resto da vida. E essas exposições são difíceis de evitar, sendo maléficas para o nosso organismo. Um dos exemplos é o sol, que, mesmo evitando, ainda assim, se não for bem controlado, pode causar danos. Outro bastante conhecido são os Raios X, que são bastante utilizados nos dias de hoje para a realização de exames. Mas como evitar se eles estão no nosso cotidiano? Somente o protetor solar não é suficiente para evitar a radiação provocada pelo sol. Existem vários estudos sobre radiação que ajudam a combater os principais contribuintes da exposição, sendo os efeitos: naturais – são incidências de partículas de raios cosméticos que possuem um número de energia elevada, e também os radionuclídios de origem terrestre, que são: solo, água e os vegetais que podem estar em nosso organismo desde o nascimento por estar ligado ao carbono quatorze; radiação artificial – que é o resultado da atividade humana, como os acidentes nucleares, fumo de tabaco e as chamadas exposições médicas. Todas essas exposições podem ter um mecanismo direto que pode interagir com os átomos de moléculas de DNA ou com outros componentes celulares críticos para a sobrevivência das células, provocando uma alteração, e mecanismo indireto, que podem ser reações com radicais de águas difusíveis que fazem com que as suas moléculas que são constituídas pela maior parte do volume celular ser ionizadas. Todas essas radiações induzem lesões na molécula de DNA, cujas consequências biológicas podem corresponder num aumento da ocorrência das mutações genômicas e cromossômicas.

A radiação é acompanhada por muitos tipos de doenças, conhecidas como cancros e leucemia, por isso devemos evitar ao máximo porque não existe uma dose segura de exposição de radiação sob o ponto de vista genético, sendo que qualquer exposição à radiação pode envolver certo risco de indução de efeitos hereditários e somáticos.

(Nzenza Maria Bianda Bunga, graduanda em Ciências Biológicas da Faculdade Araguaia)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias