Home / Opinião

OPINIÃO

Parabéns ao Lula

Esta data é muito significativa para o ex-presidente Lula, primeiro de abril, dia da mentira. Portanto, no seu dia, tenho o prazer de lhe cumprimentar e esclarecer que os brasileiros também não esqueceram da sua data e comemoram efusivamente.

(Benone A. de Paiva, via e-mail)


Reforma política

Jamais iria entender uma reforma política que mantivessem acesas as expectativas do atual quadro de políticos. Jogaram o País na lama. Envergonham os brasileiros onde quer que estejamos. A manter os atuais quadros não seria uma reforma e sim um remendo mal feito. Então, com o fim da reeleição em todos os níveis, deveria também ser dado fim aos atuais partidos. E recriados no máximo 3 ou 4. Isto sim é reforma política. Isto pra começar.

(Iria de Sá Dodde, via e-mail)


Receita do caos

Numa panela de pressão e a gosto de cada um, misture os seguintes elementos: sanguessugas, mensalão, petrolão, BNDES, Judiciário ineficaz e legislando em causa própria, idem Legislativo, Executivo recheado de parasitas e incompetentes e 31 partidos e 39 ministérios como molho. Existem mais ingredientes e molhos, mas não cabe no livro de receitas ruins. Deixe cozinhar por 12 ou mais anos. O resultado será o maior bolo fecal nunca antes feito no mundo. Só avestruz come isto.

(Paulo H. C. de Oliveira, via e-mail)


Frei Betto desanca PT

Poucas vezes alguém terá visto, nos últimos tempos, a oposição vergastar mais o PT do que o fez Frei Betto, frade dominicano, ícone petista e nome destacado da Teologia da Libertação. Algumas de suas invectivas em entrevista divulgada na segunda-feira:  “o PT trocou um projeto de Brasil por um projeto de poder (que) se tornou mais importante do que fazer o Brasil deslanchar para uma nação justa, livre, soberana e igualitária”;  governo não tem “planejamento estratégico”; “PT faz alianças espúrias”; “prevejo anos de turbulência, manifestações, greves, impasses...”; a família que comprou “TV em cores, micro-ondas, máquina de lavar (...) continua no barraco, sem saneamento, em um emprego precário, sem acesso à saúde, educação, transporte público e segurança de qualidade”; em 12 anos “nenhuma reforma (...) nem a agrária, nem a tributária, nem a política, nem a da educação, nem a urbana”. E por aí foi nosso petista histórico, desancando o partido que ajudou a fundar. Frei Betto tem razão em suas catilinárias contra o partido que ajudou a fundar, mas é um sonhador socialista que chama de  “libertária” a ideologia vertente nos tristes idos do Muro de Berlim – que era opressora e desumana –, e acha que a falta de horizonte histórico no projeto de governo do PT  foi “agravada” pelo fim do socialismo real. Opinião dele, felizmente minoritária como restou claríssimo nas últimas manifestações de massa no Brasil.

(Silvio Natal, via e-mail)


Levy, o articulador político

A nova função de Joaquim Levy, ministro da Fazenda, como articulador político do desgoverno Dilma, mostra que para conduzir um país não é preciso pertencer a qualquer partido, precisa ser competente, ter coragem, argumentos sólidos e moral. Tudo isso falta nos políticos que nos representam, basta ver como agem à frente dos ministérios. São todos católicos, em cada negociação levam um terço.

(Izabel Avallone, via e-mail)


Rui Falcão em batalha

A afirmação  do  presidente do PT, Rui Falcão, de que  todo político do partido que for condenado  por corrupção será automaticamente desligado do  PT é contundente. Só que ele não fez isso com o Delúbio Soares, José Dirceu  e outros no caso mensalão, por que fará agora no caso petrolão, onde o principal envolvido é o tesoureiro do partido, João Vaccari Neto?

Na verdade, tanto o mensalão como o petrolão são projetos do PT, e a estratégia de defesa do PT no caso petrolão de que o partido recebeu doações legais, e registradas no Tribunal Eleitoral, não tem consistência, pois não é esse o tema, e sim a origem desse dinheiro que é da corrupção. Outro detalhe importante é que virão à tona dados concretos como a data de doação, data de liberação do dinheiro da Petrobras, gravação de telefonemas e até as reuniões filmadas em hotéis. Enfim, será que o PT sairá dessa?

(Edgard Gobbi, via e-mail)


Os teleguiados de Dilma

Ao mesmo tempo em que o vereador de São Paulo Fiorilo declarava que a explosão de uma bomba caseira numa sede do PT era a prova que faltava para confirmar a intolerância e ódio contra o partido, Rui Falcão, presidente nacional do PT, lançava um vídeo no Facebook incitando  a militância e amigos a se mobilizarem para no dia 31 botar o bloco na rua em todas as cidades. Alguém ainda duvida que esses provocadores não fazem parte do grupo o quanto pior melhor, da presidente Dilma e seus teleguiados?

(Leônidas Marques, via e-mail)


Para Massa, pode ser o ano da reafirmação

Depois de ouvir que nunca mais foi o mesmo piloto desde seu grave acidente no GP da Hungria de F-1 de 2009, ou mesmo que nunca se recuperou do trauma de ceder a vitória a Fernando Alonso em Hockeinheim em 2010, Felipe Massa mostrou que sua velocidade continua intacta.

É claro que 2014 ainda foi um ano de altos e baixos, mas momentos como a pole na Áustria e pódios marcantes, com Brasil, Itália e Abu Dhabi mostram que Felipe pode voltar a vencer na F-1 com a Williams. Resta saber até que ponto o time evoluiu neste ano: de surpresa em 2014, agora a pressão por resultados será maior.

(José Ribamar Pinheiro Filho, via e-mail)


Crime compensa

Nos noticiários de TV, 90% é sobre crimes dos mais variados. Quando os delinquentes são presos em flagrante, vão à delegacia, dão depoimentos e saem rindo. O crime compensa: em poucos casos os meliantes ficam presos, o que é um bom negócios para eles: casa, comida, roupa lavada de graça e um auxílio  mensal de valor maior que o salário mínimo. É preciso que os 3 poderes   mudem a legislação, mas vai levar séculos. Criminosos devem pagar a "pensão": se não tiverem renda, que seus bens sejam vendidos e o valor vá para o Tesouro, ou que se criem atividades  em que trabalhem e seus salários sejam confiscados.

(Mário A. Dente, via e-mail)


Não dá para enganar o povo

Disse a presidente Dilma: “O Brasil está enfrentando algumas dificuldades, mas são dificuldades passageiras”.   Não dá para enganar o povo, senhora presidente. Até as criancinhas  sabem que o Brasil agoniza numa   UTI, onde os cilindros de oxigênio estão todos vazios.  Não são “algumas dificuldades”, a situação do nosso país é periclitante e não dá para acreditar que em breve estará tudo no lugar.  Basta de patacoada. Ah, já que estou falando desse governo inoperante, vou aproveitar para fazer uma pergunta à cúpula petista: será que o ex-presidente Lula está caducando? Li uma notícia de que ele vai viajar o Brasil conclamando a militância petista  que se reorganize e grite em defesa da presidente Dilma. É bom  que ele saiba que aqueles militantes  que em outros tempos defendiam  o Partido dos Trabalhadores já botaram fogo na bandeira da sigla e morrem de vergonha de tudo isso que está acontecendo. Viaja não, Lula.

(Jeovah Ferreira, via e-mail)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias