Home / Opinião

OPINIÃO

Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação – O Brasil é Possível

Nasceu e cresceu na zona sul da Cidade Maravilhosa, relevante centro cultural e social. Naqueles dias grupos de músicos reuniam-se em apartamentos no bairro de Copacabana – batida diferente no violão, acordes dissonantes, canções em voz baixa, em tom coloquial. Originado do samba com forte influencia do jazz, surgia a Bossa Nova. Era a juventude sinalizando outros tempos... O mundo transformava-se, era invadido por novos conceitos de liberdade.

Desembarca em Brasília, em 1960, numa das mãos, com zelo, o seu trompete, na mala o diploma de médico recém graduado. Sem proteção política, inexperiente e sem saber que naquele fim de mundo nem mesmo havia um táxi... Praticar a medicina com amor, humanismo e dedicação ao próximo, era o seu sonho, influencias do avô e um tio médicos bem sucedidos na cidade do Rio de Janeiro.

O médico Aloysio Campos da Paz Junior, ainda em 1960 faz parte da primeira equipe do Hospital de Brasília onde implantou a Unidade de Traumato – Ortopedia.

A Fundação das Pioneiras Sociais implanta em Brasília-DF, inaugurado em 21 de abril de 1960, um Centro de Reabilitação. Em 1961 o Dr. Campos da Paz assume a direção do Centro de Reabilitação da Fundação das Pioneiras Sociais Sarah Kubitschek.

Em 1968 o Dr. Aloysio Campos da Paz Junior é convidado para dirigir o Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek e nele desenvolver ideias originadas durante o seu treinamento em Oxford. Surge o embrião do Conselho Comunitário para dar apoio político ao futuro projeto. “O Dr. Campos da Paz dizia que sua Filosofia era trabalhar para que cada paciente fosse tratado com base no seu potencial e não nas suas dificuldades.” O Centro de Reabilitação, em 1969, foi ampliado e adaptado funcionando também como Hospital Cirúrgico, com 66 leitos, atendendo não só Brasília como também as populações da Região Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O projeto que prevê um futuro hospital foi aprovado em 1975 e inaugurado em 12 de setembro de 1980. Além dos programas e tratamento, este centro formará Recursos Humanos, desenvolverá técnicas e equipamentos e coordenará, no futuro , uma Rede Nacional de Hospitais em sua Especialidade.

Formação da equipe – inicia-se em 1977, a formação de novos profissionais que irão viver os ideais do SARAH , consolidando a implantação da Rede no futuro.

O Centro de Reabilitação inaugura novo tempo nas relações de trabalho, em 1979, trabalho em tempo integral e, posteriormente, em dedicação exclusiva instituição.

Em 25 de junho de 1991 é aprovado o projeto de lei transformando a antiga Fundação em Associação das Pioneiras Sociais viabilizando a expansão da Rede Sarah. Em 27 de dezembro, a União Federal e a Associação das Pioneiras Sociais assinam o primeiro contrato de gestão do Brasil, que será fiscalizado pelo Tribunal de Contas da União.

A Rede Sarah expande suas atividades, inaugurando uma unidade em São Luiz-MA, em 1993.

Em 1994 – A Drª Lúcia Willadino Braga é eleita diretora da Rede Sarah, pelo Conselho de Administração; prosseguindo a expansão, mais uma Unidade é inaugurada, O Sarah Salvador-BA.

Em 1997 é inaugurada a unidade Sarah, em Belo Horizonte-MG.

Em 2001 é inaugurada a primeira Unidade exclusivamente para a Neurorreabilitação em Fortaleza-CE.

Em 2002 inicia-se o funcionamento do Centro de Reabilitação Infantil na ilha de Pombeba-RJ. Em 2009 é ampliado, torna-se o Centro Internacional de Neurociências e neurorreabilitation.

O Centro Internacional de Neurociências e Reabilitação, o Sarah Lago Norte, inaugurado em dezembro de 2003, com atendimento exclusivamente ambulatorial, atua em uma etapa mais avançada do processo de reabilitação do paciente. Oferece suporte fundamental às pesquisas avançadas na área de Reabilitação.

Em 2006 é inaugurada a Unidade Sarah Macapá-AP, Unidade de Neurorreabilitação em Macapá, usando a metodologia criada pelo Sarah e difundida internacionalmente. Um projeto voltado para o atendimento da criança e da família.

Em 2007 – Sarah Belém-PA, é implantada uma nova Unidade voltada para a criança com paralisia cerebral, expandindo assim o modelo que já se consolidava em outros países.

A Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação atende – paralisia cerebral, espinha bífida, lesão medular, doenças neuromusculares, traumatismo craniano, acidente vaso cerebral, vitimas de politraumatismos e problemas locomotores.

O Projeto aprovado em 1976 que previa – “Além dos programas de tratamento, formaria Recursos Humanos, desenvolveria técnicas e equipamentos e coordenaria, no futuro, uma Rede Nacional de Hospitais em sua Especialidade”, vem sendo desenvolvido com muito planejamento, decisão, trabalho e sucesso. É uma realidade.

A Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação atinge metas no atendimento ao paciente, vivenciando uma filosofia de trabalho objetivo, treinamento de Recursos Humanos, tempo integral e dedicação exclusiva dos seus profissionais, utilizando como suporte as pesquisas cientificas desenvolvidas por ela, resultados da experiência do dia-a-dia de trabalho. Ainda mantém convênios com outros países, centros importantes de pesquisas, num intercâmbio de conhecimentos fundamentais para a evolução da Ciência. Em todas as fases do atendimento à família é envolvida no processo da reabilitação.

A estruturação do núcleo familiar fundamenta-se em sentimentos envolvendo sonhos, em acúmulos de afeições, carinhos, sedimentando o amor, transformando projetos em sociedades organizadas, possibilitando a continuação da família como célula viva da organização social. Surpreendidas por enfermidades ou acidentes graves vitimando um ou mais dos seus componentes, a família também é envolvida no processo de Reabilitação.

Aos poucos, como o amanhecer de um dia de céu azul, sem nuvens, numa alvorada sem igual, as funções do corpo físico envolvidas, ou parte delas “renascem”. É o “milagre” da cura e a adaptação para uma nova vida, - sempre vale a pena viver. Quando o talvez é possível, não existe espaço para o impossível. A família atendida, reconstruída,  readaptada, fortalecida, direciona-se por novos caminhos – o esclarecimento, a motivação através de palestras, peças teatrais, filmes, exposições de arte, etc.

Nos últimos tempos o seu trompete silenciou. Os seus pulmões respiravam ar insuficiente, os dedos de suas mãos perderam a agilidade de outros tempos pelo trabalho no manuseio hábil do bisturi em cirurgias precisas na dedicação de reabilitar e salvar vidas!

Nas suas recordações a líder inteligente, agregadora estagiária orientada por ele. Tinha a convicção e com o passar dos anos a confirmação – A evolução do seu sucesso como líder, estudiosa, pesquisadora, conduzindo a instituição numa direção inquestionável, conquistando objetivos, indo além, através da pesquisa científica, desenvolvendo conhecimentos e técnicas inovadoras reconhecidas pelas comunidades científicas internacionais.

O Dr. Aloysio Campos da Paz Júnior respirou os ares de Brasília enquanto seus pulmões suportaram, em 25 de janeiro de 2015 o seu coração silenciou. Exemplos! Saudades, muitas!

Ela vive um momento não inserido no calendário humano, mas por um outro, onde não são utilizados números mas sentimentos! Nem são  consideradas datas mas evolução da alma! O objetivo é o Amor! A Drª Lúcia Willadino Braga nasceu no sul do Brasil mas apenas estagiou por lá, pelos Pampas, respirando os seus ares, fortalecendo-se para prosseguir o trabalho iniciado pelo seu mestre e fundador, o Dr. Aloysio Campos da Paz Júnior e ainda atrair milhares de outras almas a gravitarem no seu redor, no objetivo de conquistas notáveis! Procedem todos de um mundo de natureza ignorada, possuidores de uma energia desconhecida por nós! Formam a Constelação de Sarah Maior, não observada por poderosos telescópios construídos no cimo de montanhas, as mais próximas do céu! E nem mesmo documentada por moderno telescópio espacial, viajante solitário por esse Universo sem fim, além da Via Láctea, a tudo documentar através de imagens, enviando-nos nítidas, lindas, inéditas fotos coloridas, mostrando uma beleza até então ignorada pelo homem. É o Criador permitindo ao homem conhecer uma pequena parte de sua criação!

Mas as famílias envolvidas por lágrimas em momentos inesperados, consoladas por sentimentos de esperanças, mesmo todos nós, sabemos que a Constelação de Sarah Maior existe e está localizada bem próxima a nós, em nossos corações!

A Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação conquista projeção internacional, organiza, realiza e participa de Congressos Internacionais no Brasil e no exterior.

A Universidade de Reims Champagne Ardenne, França, em 1999, concede à Drª Lúcia Willadino Braga, que desde o início de sua vida profissional trabalha na Rede Sarah, o Título de Doutor Honoris Causa.

A Drª Lúcia produz a partir de um projeto científico, com resultados comprovados através da Neurociência procurando respostas dos mistérios sobre o cérebro humano “Os primeiros passos foram dados ao mostrar as diferenças de funcionamento do cérebro de pessoas letradas e não letradas. O cérebro humano é capaz de adquirir funções perdidas. Os médicos pesquisam não para responder os mistérios da ciência mas para encontrar soluções concretas para o paciente. Que o ser humano seja mais importante que a sua lesão e que, como médicos encontremos os caminhos para que o doente retorne à vida normal! Foi reconhecida como a mais importante descoberta apresentada no Congresso Internacional de Lesão Cerebral na Suécia”.

A Drª Lucia relembra o Dr. Campos da Paz, “Concebeu muitas  idéias que até hoje estão aí. Provou que é possível fazer medicina de qualidade e enfoque humanista na Saúde pública. Ele é uma referência como um padrão de Saúde Pública que funciona com qualidade, com dignidade e de forma humanitária. É um homem fora do seu tempo e mostrou que o Brasil é possível”.

O Patrimônio mais importante já nos foi transmitido desde os primeiros dias de trabalho do Dr. Aloysio Dias da Paz Júnior – Foi a continuação, a dedicação da Drª Lucia Willadino Braga e toda a equipe Sarah, e prosseguem num esforço sem descanso, superando dificuldades, evoluindo, desenvolvendo novas técnicas, encontrando respostas para problemas antes de soluções improváveis.

O fundamental é a esperança, conquistada com um sorriso nos lábios, insistindo no sucesso da reabilitação, sobretudo a tranqüilidade do dever cumprido. É a reabilitação do corpo e da alma do ser humano!

(Elson Silva. [email protected], [email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias