Home / Opinião

OPINIÃO

Como nossa hipocrisia sustenta a Dilma e o PT no poder

A pretensa “guinada à direita” da sociedade civil não incomoda Lula, Dilma (eles já se manifestaram sobre isto), os políticos e o Estado Esquerdista porque todos sabem que ela é “de mentirinha”, é “só mimimi falso-moralista” de quem é indignado porque não age no “Brasil real” (é assalariado ou funcionário público), é só “nhe-nhe-nhem de filósofos da internet”. Sabem, também já disseram isto, que a classe média só está chiando porque ficou mais difícil viajar de iaôão, pagar o financiamento da faculdade, tomar iogurte e jantar fora. Nada que não se resolva em 2018 no limiar na reeleição de Lula, com aumento do salário-mínimo, redução da inflação por congelamento de preços administrados pelo Governo, volta de bolsas, cotas, turbinada nos salários públicos,  pedaladas nas benesses do Estado, etc. Esta sociedade cheia de mimimi direitista não tem consistência (“cadê os propalados efeitos das manifestações de rua, hein ?”) porque não abandonou a mente proletária (exemplo: “Somo contra a terceirização”) nem a mente de funcionário público (exemplo: “Queremos carreira de Estado e concursos”).

Estes dias mesmo, um importante deputado federal do PSDB veio a público dizer que estava indignado por Dilma ter dado mostras (por um breve período, logo foi “enquadrada” por Lula) de apoio à terceirização no âmbito do serviço público: “E como ficam nossos empregos públicos, como ficam nossos nobres concurseiros e funcionários públicos de carreira, nossas amadas carreiras de Estado?” Vejam bem, se isto parte de um partido que deveria ser oposição, e oposição a uma esquerda que está aí, então qualquer argumento deste partido deveria estar é mais à direita do espectro político, não ? No entanto, vejam que o próprio PSDB está mais à esquerda do que a própria Dilma!

Estes dias, igualmente, um outro importante deputado federal do PSDB – aparentemente hostilizado dentro da cúpula do próprio partido, veio também a público reclamar que o Governo estava prejudicando demais os empresários, tudo para manter a pesada máquina de Estado. Acham que ele estava reclamando do governo esquerdista do PT? Não, ele estava reclamando é do próprio governo “direitista” do PSDB em Goiás. A nível nacional tivemos a recente   campanha do senador do PSDB para aprovar um “juiz do PT” no STF. E por aí vai... Por que, então, como mostrei, o próprio PSDB -  que conta hoje com grande apoio da sociedade civil, aparentemente anti-PT – está mais à esquerda do que o próprio PT? Isto acontece porque a mente brasileira ainda não abandonou seu ódio à iniciativa privada, ao empresariado, assim como não abandonou seu amor ao emprego público e às benesses de Estado.

(Marcelo Caixeta, psiquiatra)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias