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OPINIÃO

Uma velha aliada do processo de ensino e aprendizagem anda esquecida e até mal falada

A lição de casa pode ser definida como um dever dado a aluno de uma escola para ser feito em casa. Possui finalidades pedagógicas que fazem as crianças adquirirem responsabilidades e incentiva o hábito de estudo. Foi aplicada pela primeira vez nos Estados Unidos na década de 1930, destinada a aprendizes da zona rural. Alguns autores não consideram a existência de eficácia na aplicação do dever de casa no ensino. Com o advento da Internet observa-se um novo momento da construção do conhecimento dado a forma de realizar as tarefas escolares, onde as crianças podem ter acesso mais rapidamente á informação. Todavia, este fato também pode fazê-las apenas copiar e colar a informação para livrar-se do trabalho, criando certa acomodação.

As funções da lição de casa são sistematizar o aprendizado da sala de aula, preparar para novos conteúdos e aprofundar os conhecimentos.

Hoje em dia, especialistas mostram que existem formas de fazer com que os estudantes tenham mais concentração para os estudos em casa. A disposição dos materiais em cima da mesa em que se vai estudar, o horário e até mesmo a iluminação do local onde a lição de casa será feita são fundamentais para que ao jovem tenha êxito nos exercícios sem que ocorram desgastes físicos e psicológicos dos alunos.

Uma velha aliada do processo de ensino e aprendizagem que anda esquecida e até mal falada. Ela atende por várias alcunhas: lição, tema e tarefa de casa são as mais conhecidas. Em parte, esse comportamento está relacionado ao fato de que muitos professores não valorizam essa etapa do processo de construção do conhecimento e propõem atividades pouco intencionais. As crianças, por sua vez, não realizam o que foi pedido ou simplesmente copiam e colam informações da internet para se livrar do que foi pedido.

Esse cenário precisa mudar. A lição de casa é o único momento em que a criança está longe da escola e se encontra com o que sabe e o que não sabe. É a hora de tomada de consciência das próprias dificuldades.

Os pais devem participar da vida escolar, sem dúvida. É importante conversar sobre o que os estudantes aprenderam na escola, fazer uma leitura conjunta do jornal, demonstrar curiosidade em relação à rotina de estudos. Eles podem, inclusive, ajudar a tirar dúvidas se tiverem prazer nisso, mas não devem fazer os exercícios pelo filho. Ou seja, os pais podem ajudar, sim. Mas é importante que não atravessem a criança. A lição de casa é, sobretudo, um exercício que o aluno deve fazer sozinho, justamente para que os professores descubram quais são as suas dificuldades.

Além de ajudar o trabalho do professor, a lição de casa é uma maneira de os pais saberem o que vem sendo ensinado na escola. Acompanhando as tarefas, é possível saber o que o filho está aprendendo, em que disciplinas ele tem mais dificuldades e se precisa ou não de aulas de reforço. Mas atenção: acompanhar não significa fazer a lição. Ajudar o filho eventualmente é saudável, mas é errado resolver as questões por ele. E é importante não se intimidar diante de conteúdos desconhecidos. Nesses casos, o melhor é ser sincero, explicar ao filho que não sabe ou não se lembra da matéria e fazer uma pesquisa conjunta.

Creio que a lição de casa é tão ou mais importante que o número de horas que a criança permanece na escola. Lição de casa são momentos de aproximação, de vínculos entre pais e filhos. Daí a importância de manter um espaço silencioso em que os pais procuram mostrar a seus filhos a importância destes momentos. Este espaço de confiança faz com que a criança, muitas vezes insegura na realização das tarefas, perceba que pode contar com o apoio dos pais, não para fazer a lição por ela, mas oferecer a atenção na busca de soluções. Por este motivo, os pais devem manter sempre contato com a escola para saber das dificuldades de aprendizagem de seus filhos. Escola e Família caminham juntas no processo ensino-aprendizagem.

(André Junior - Membro UBE - União Brasileira de Escritores - Goiás [email protected])

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