Home / Opinião

OPINIÃO

Credeq: mais uma obra-prima do governo Marconi

Se o governador Marconi Perillo inova nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e programais sociais em suas quatro gestões, pode-se incluir os Centros de Referência para Recuperação de Dependentes Químicos (Credeqs) como mais uma iniciativa que merece o aplauso de toda a população goiana, pelo seu alcance social.

No início do ano, o governador determinou ao secretário Leonardo Vilela (Saúde) que amplie, para dez, o número dos Credeqs a serem construídos nos próximos anos. Na primeira etapa, havia sido dada a ordem para construção de unidades nos municípios de Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Goianésia, Morrinhos e Quirinópolis. Nesta nova fase, serão contemplados Formosa, Luziânia, Anápolis, Mineiros e Catalão.

A orientação do governador é para que a Secretaria de Saúde formule os projetos e escolha o terreno para execução das obras (em parceria com as prefeituras) até o mês de dezembro, no máximo. Os prédios devem começar a ser erguidos impreterivelmente em 2016.

O primeiro Credeq a ser inaugurado será o de Aparecida de Goiânia, que tem mais de 90% da obra concluída. Fica na área rural do Complexo Prisional e ocupa terreno de 99 mil metros quadrados, com área construída de 10 mil metros quadrados. A unidade será administrada pela Comunidade Luz da Vida, Organização Social que acumula experiência de 15 anos no tratamento de usuários de drogas.

No município de Quirinópolis, segundo a Agência Goiana de Transportes e Obras Públicos (Agetop), 48% da obra já foi executada. Em Morrinhos, 30% está pronto. Em Goianésia, 25% e em Caldas Novas, 24%.

A estrutura do Credeq é dividida em três núcleos de atendimento, separados por faixa etária (infantil, adolescente e adulto). Cada unidade vai contar com um centro de atenção psicossocial e casa de desintoxicação com sala de reanimação. Além disso, alguns pacientes poderão ficar em uma casa de acolhimento transitório, onde participarão de atividades ocupacionais como, por exemplo, o cultivo de hortas e hortaliças.

O projeto arquitetônico prevê também áreas verdes, esportivas (quadras e piscinas) e destinadas ao lazer e recreação, além de uma biblioteca, sala de computação e praças de convivência. O objetivo é fazer com que os internos sejam acolhidos num ambiente confortável e arejado, e com condições para sua reinserção social.

O tratamento será baseado em 13 princípios aceitos internacionalmente que preveem o atendimento individualizado e a inclusão de terapias em grupo e com a família. A proposta do governador Marconi Perillo é humanizar o tratamento dos dependentes químicos e oferecer totais condições para que ele seja reinserido na sociedade. O apoio à família também é um dos pilares deste projeto.

Os servidores dos Credeqs receberão treinados específico para atuação no tratamento de dependência química. Entre os profissionais que comporão o quadro de servidores dos Centros estão: médicos, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e pedagogos. Cada Credeq terá 96 leitos e capacidade para realizar uma média de 400 consultas e dois mil atendimentos mensais.

O governador Marconi Perillo teve, em todas as suas administrações, desde 1999, quando tomou posse pela primeira vez, prioridade voltada para a saúde e a inclusão social. Quantos e quantos programas foram implementados pelo Estado e também pela primeira-dama Valéria Perillo na Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) voltados para a área social, sempre com atenção aos jovens, às mulheres, aos idosos e às crianças.

Agora, a área da saúde será o ponto alto do quarto mandato de Marconi Perillo, com essa inovação: os Credeq, que buscarão recuperar os nossos jovens da dependência química. Não se conquista quatro mandatos de governador por acaso.

(Iso Moreira,empresário, deputado estadual pelo PSDB)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias