Um ano de amadurecimento
Redação DM
Publicado em 28 de dezembro de 2015 às 23:47 | Atualizado há 10 anosO fim de 2015 é também o fim do primeiro ano de mandato como deputado estadual. Sem dúvida alguma, foi um ano singular, quando pude vivenciar na pele a realidade de ser um representante do povo do meu estado, um canal direto entre os interesses do cidadão goiano e o poder executivo estadual. Vivemos meses difíceis, com crises e desafios que também deixaram sua marca na Assembleia Legislativa e na atuação de cada parlamentar ali presente. Lidamos com protestos, com projetos polêmicos, demandas diversas, mas terminamos o ano com a sensação de dever cumprido, e a certeza de que fizemos o que esteve ao nosso alcance para o desenvolvimento de nosso Estado.
Logo no início do ano legislativo, nos deparamos com o desafio de levar a Itaberaí, município que tanto fortaleceu minha luta por um cadeira no legislativo, o conceito de educação militar, que tem colocado Goiás entre os estados mais bem-sucedidos em Educação no Brasil. Com um projeto de lei que pretendo levar para sempre em meu currículo, conseguimos transformar o Colégio Estadual Benedito Pinheiro de Abreu em escola militar. Era um sonho antigo dos itaberinos, que me enche de orgulho e sensação de retribuição ao que Itaberaí fez por minha carreira política.
Neste primeiro mandato, participei também de importante discussão acerca do desenvolvimento da atividade pesqueira em Goiás, sendo um porta-voz dos piscicultores junto ao governo, em busca de novas saídas para entraves que barram o desenvolvimento da atividade em águas goianas. A participação de tantos produtores numa das primeiras audiências públicas do meu mandato me ajudou a perceber que meu papel naquela Casa de Leis em muito superaria ao que um dia eu sonhei quando me lancei na carreira política.
Da mesma forma, já na reta final desse primeiro ano de atuação, realizei audiência pública para discutir a remuneração dos advogados dativos, uma classe que tanto trabalha em prol da população carente em Goiás, que muitas vezes não tem acesso a atendimento jurídico de qualidade. Reunimos na Assembleia Legislativa grandes nomes do Direito goiano, incluindo candidatos que, naquele momento, disputavam a vaga de presidente da OAB em Goiás e que tinham o tema discutido como uma das principais bandeiras das respectivas campanhas. O prestígio daquela audiência me fez enxergar que, até aquele momento, eu poderia me orgulhar do meu desempenho como deputado estadual. Foi outra experiência gratificante.
Em todos os passos que dei como parlamentar, até aqui, obtive não apenas o respeito de meus eleitores, mas também dos meus líderes políticos, que me ensinam diariamente a arte de fazer política pautada na ética e na responsabilidade por cada voto a mim confiado nas eleições de 2014. Posso dizer, sem medo de errar, que me dediquei com sangue e suor para terminar 2015 melhor do que cheguei e entrar em 2016 com muitos projetos e desafios, que me levem, a cada dia, para mais perto do meu projeto, de ser lembrado como um dos políticos mais atuantes da minha geração. Nos últimos meses, percorri inúmeros municípios do interior do Estado, com o firme propósito de reafirmar os compromissos que me trouxeram até aqui.
O ano que termina também ficará marcado como aquele que me elevou ao cargo de presidente do PHS em Goiás. Quando decidi por seguir a carreira política, após outras atividades nas quais já mantinha contato com o público, não imaginei que poderia vir a presidir a sigla que me acolheu e que abraçou meu projeto de representar o povo de minha região e do meu Estado. Assumi o partido com o desafio de tirá-lo da posição de coadjuvante e colocá-lo entre as legendas mais importantes em Goiás. Como parte de um projeto grandioso para o ano que vem, tenho certeza que o PHS se destacará como peça fundamental na luta pela construção de um futuro melhor para nosso Estado.
Foram, enfim, debates e atuações importantes, como a proibição da cobrança de tarifas bancárias em tempo de greve dos servidores das instituições financeiras, que ficarão para sempre marcadas como os degraus do início da minha história como deputado estadual. O posicionamento firme e responsável, mesmo diante de questões pouco populares, me faz ter a certeza que, de alguma forma, pude também colaborar em questões macro, que refletirão num 2016 menos sofrido para nosso Estado, num cenário em que todas as projeções nos mostram a continuação de um processo de recessão e crise econômica. Aprendi nesse primeiro ano que ser deputado é muito mais do que fazer projetos e beneficiar os eleitores que ajudaram a chegar até aqui.
Ser deputado é, além disso, abraçar a causa de levar meu Estado ao patamar mais elevado e continuar fazendo Goiás brilhar entre as unidades federativas mais desenvolvidas do país, que continuam crescendo mesmo quando muitos seguem em declínio. Que o ano que se aproxima nos ajude a tornar essa causa comum, não apenas aos políticos, mas ao povo guerreiro de Goiás, que é quem, de fato, ajuda nosso Estado a crescer, com suor e trabalho diário, sem deixar de sorrir ou de lutar por dias melhores e mais felizes. Por essas pessoas e por todos os outros motivos que me fazem amar Goiás, desejo ao nosso povo um Natal cheio de luz e esperança e um Ano Novo cheio de boas notícias. Que 2016 seja marcado como o ano em que superamos nossas próprias expectativas, com dedicação e muitas outras vitórias.
(Jean Carlo, deputado estadual e presidente do PHS em Goiás)