Home / Opinião

OPINIÃO

Tiririca errou feio demais

Nunca vi um ano terminar tão mal como 2015. Nem outro começar tão ruim como este 2016. Lembram-se da campanha eleitoral do palhaço Tiririca? Era “votem em mim, pior não fica”. Ele ganhou com  mais de um milhão de votos e até  foi reeleito para a Câmara Federal. Mas, sua previsão foi para o beleléu,  tudo ficou muitíssimo pior. Em 2014, por exemplo, a inflação já havia sido de 6.41%, ainda dentro do tolerável. Agora, em 2015, fechou em 10.67%, a maior em mais de uma década, muito acima do limite estabelecido  pelo governo, cujo objetivo era controlar  a alta dos preços entre 2,5 e 6,5 ao ano.

E não foi só na área econômica que crescemos tipo rabo de cavalo, cada vez mais pra baixo. O comportamento dos  políticos, também despencou. Ainda há pouco assistimos pela TV cenas  de empurrões, socos e até cabeçada nas  reuniões da Comissão de Ética da Câmara. A seguir, esses deputados terão a grave responsabilidade de julgar as irregularidades cometidas por seu presidente, Eduardo Cunha.

Enquanto isto, a presidente da República continua sob a ameaça de impeachment, sobre o vice paira a desconfiança de conspirar pelo poder, e as maiores figuras do Congresso Nacional são investigadas por suspeita de corrupção. Em vários governos, assembleias e câmaras dos estados e municípios, também chovem casos indecorosos, motivados talvez pelos escabrosos exemplos que vem de cima.

Fora das mesquinharias políticas e mudando de saco para mala, o termo “assembleia”, acima digitado no plural, pode parecer errado. Acontece que ele acabou de perder seu acento em razão do novo  acordo ortográfico  em vigor desde o  dia primeiro de janeiro. Sua aprovação foi uma péssima ideia (também sem acento), pois desatualizou a grafia de milhares de palavras em milhões de livros editados no Brasil. Entretanto,   continuo pensando que Deus não vai desistir de ser brasileiro. É a Quem devemos apelar neste 2016, que ainda tem de brinde as eleições municipais. Muita manga para pouco pano.

(Pedro Fagundes Azevedo,jornalista)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias