Home / Opinião

OPINIÃO

A escolha errada de se manifestar

Tenho acompanhado atentamente a movimentação de alguns estudantes, que ocuparam escolas, e de uma minoria que realizaram uma baderna generalizada na Secretaria de Estado da Educação Cultura e Esporte (Seduce), o que achei um ato absurdo e que demonstrou os verdadeiros motivos de quem está por trás disto tudo. Aquilo não foi manifestação, mas invasão e vandalismo.

Acredito que toda e qualquer manifestação é um direito de todos, mas da forma que estão realizando, somente depõem contra eles mesmos, onde a justiça já determinou a desocupação das escolas e muitos insistem em permanecer, o que passa a ser um ato ilegal.

Vi pelas redes sociais um chamamento do líder do Movimento dos Sem Terra (MST), conclamando os alunos a lutarem pelos seus direitos e continuarem invadindo as escolas e não arredarem o pé delas. Seu argumento fala de privatização, o que não ocorrerá dos direitos do Estado, que em momento algum este deixará de fazê-los, ou seja, um discurso sem fundamento, vazio e politiqueiro.

Não questiono o direito de ser contra ou a favor das Organizações Sociais, lamento profundamente a maneira que tentam bater de frente com o governo. Existem formas mais inteligentes de manifestar, sendo a principal delas, apresentando argumentos, o que até hoje não os vi.

É óbvio que muitos se aproveitam da ingenuidade de alguns estudantes e os instigam a invadir. Advogados que querem ter seus momentos de fama. Sindicalistas que desejam provocar o governo. E uma oposição política medíocre que nunca fizeram nada e teme em quem faz.

Penso eu que tudo o que estes poucos supostos estudantes, aliás, pouquíssimos, desejam, é que a polícia intervenha e eles saiam de vítimas, agredidos, massacrados... Será que eles não percebem que a grande maioria deseja uma educação melhor? Seria interessante se houvessem uma pesquisa dos pais e alunos das unidades invadidas, onde tenho convicção que a grande maioria já se manifestaram, pedindo para que saíssem das escolas invadidas.

Tenho convicção, que o governo manterá firme o propósito de terceirizar a educação, pois está fundamentado em um ato legal e validado pelo Supremo Tribunal Federal (TST). Torço para que tenha o mesmo sucesso da saúde. É uma tentativa e começando por Anápolis, logo outras unidades desejarão.

Falam das escolas militares, mas nelas faltam vagas. Aqui mesmo em Vianópolis, não demoramos muito para levantar mais de 2 mil assinaturas para que uma seja criada. O sucesso dela vai além da disciplina, mas de resultados de excelentes índices alcançados. Torço para que Vianópolis receba uma!

Aos meus colegas estudantes, somente peço que tenham juízo, que não se deixem levar por um grupo que somente tem demonstrado má influência, com atos de vandalismo. Quem quer manifestar mostra a cara e não a esconde. Cuida do seu espaço e não o destrói. E sabe o porquê manifesta o que não estão sabendo.

(Antônio de Araújo Moraes Neto, estudante da Escola Estadual Jandira Bretas Quinan Vianópolis - GO)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias