Home / Opinião

OPINIÃO

Acreditar no impossível!

Eu e você sabemos que o impossível acontece em todos os instantes e cantos do mundo; está acontecendo agora e nos lugares mais inusitados. Quem nunca viu aquele super-time levar uma surra de um “timeco” de quinta categoria? Quem nunca viu um valentão ser sovado por um garoto quieto e de pouca conversa? E aquele cara boboca e “sem futuro” se tornar alguém bem-sucedido?

É que o impossível, acontece.

Não me diga que “não tem jeito”; que “não pode ser” ou; “nada vai mudar isso”. As coisas tem jeito, podem ser e, de fato, estão sendo e tudo, absolutamente tudo muda o tempo todo. Lembra a maravilhosa canção de Lulu Santos quando diz: “Tudo muda o tempo todo... No mundo...”

Então... É bem isso! É que...

...O impossível não existe!

Não diga que pessoas anônimas não podem mudar o mundo; que um pequeno gesto feito lá nos confins do planeta não podem alterar o ordenamento global; que uma rebeldia não pode transformar a geopolítica de toda uma região. As coisas acontecem todo o tempo porque tudo está ligado com tudo. Ou entendemos isso ou não entenderemos o mundo.

Aliás, você já ouviu falar em Mohamed Bouazizi? Não? Então... ...Mohamed Bouazizi era um jovem tunisiano que decidiu atear fogo no próprio corpo como forma de protesto às corrupções da polícia e que ao final do dia, sempre lhe tomava dinheiro.

Depois disso? Depois disso veio a Primavera Árabe e alterou toda a conformação política destes países orientais e, é certo, do mundo. Mas, como assim? Um garoto ateia fogo no corpo e além do próprio corpo, incendeia toda aquela parte do mundo? Exatamente isso!

Bouazizi mesmo sem saber deu forma e vida para um espírito no seu tempo e que arde ainda hoje. Ativou um sentimento, um desejo de mundo e... O Oriente segue ardendo!

É que o impossível não existe.

Como acham que surgem as principais revoluções e transformações no mundo? Com pompa, palco e muita mídia? Claro que não... Normalmente, mudanças profundas nascem de grupos miúdos e pequenos que na compreensão do movimento do real, identificam contradições, possibilidades e atuam pelo surgimento do novo.

Foi assim na Revolução Russa de 1917; na grande Revolução chinesa de 1948 e; na pequena e rebelde Cuba de 1959.

Não duvidem... O impossível, não existe.

E é tempo dos pequenos derrubarem gigantes; é tempo de Davi derrotar os muitos Golias da política, da economia e da vida social para daí refazerem a esperança e assumirem os rumos da própria história.

Estejam certos... O impossível não existe.

(Ângelo Cavalcante, economista, cientista político, doutorando em Geografia Humana (USP) e professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Itumbiara)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias