Home / Opinião

OPINIÃO

Prefeitos não são deste mundo!

Tem prefeito que compra triplex, fazenda fechada e empanturrada de gado; ilha e terras no nordeste; tem deles que compram casas de praia; apartamento na Vieira Souto; loft na Paulista e cobertura na Praia de Boa Viagem.

Os prefeitos... Ahhhhh... Os prefeitos... Seres quase que mitológicos, meio homens e meio deuses; se empavonam; se embelezam; se retocam; se maquiam e; são adorados.

Desafiam a lei; a lei da matemática; da contabilidade; da física e; até da gravidade. Financiam festas, enterros, lutos e celebrações; estão em todos os lugares. No perto e no longe; aqui, ali, acolá... Lá onde o povo está e onde o povo jamais estará.

Tal qual um cristo moderno faz seu soldo virar mil em menos de um ano; multiplica e multiplica o que é seu e o que não é seu e daí... De morador de bairro popular passa a viver, como que em passe de mágicas, em condomínios suntuosos e cinematográficos.

Prefeitos posam para fotos, vídeos e imagens; posam para o baile de formatura. para a colação de grau e para os festejos de Nossa Senhora. Eles, os prefeitos, posam... E como posam.

Conheço um que se apossou de parte da cidade, portanto de parte do Estado, do país e mesmo do mundo. Alguém com tais poderes, de fato, deve ser motivo de muita adoração.

Negocia o que não lhe pertence, se apropria do que não é seu e; delibera sobre questões alheias como se suas fossem e, em nome de frouxo e invertido conceito de democracia sempre opera em favor das minorias abastadas da cidade.

Não consigo entender as razões da mídia perseguir Lula por conta de um apartamento não comprado, portanto, não adquirido e não apropriado enquanto governadores e prefeitos os tem em profusão e os "média" nada dizem a respeito.

Não entendo!

Prefeitos não são deste mundo e querem saber, o importante é "dançar conforme a música" porque "quem não puxa o saco puxa a carroça" e "pouca farinha, meu pirão primeiro" e daí "o mundo é dos espertos" para enfim, o Brasil seguir de ponta-cabeça segundo o "bom" juízo de quem "tão bem" nos governa.

(Ângelo Cavalcante, economista, cientista político, doutorando em Geografia Humana (USP) e professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Itumbiara) (ilustração no e-mail)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias