Home / Opinião

OPINIÃO

Superstições fazem parte do dia a dia

Su­per­sti­ções fa­zem par­te do dia a dia de to­do mun­do. E co­mo sem­pre dou um cu­ri­o­so pes­qui­sa­dor de tu­do, fui atrás das ori­gens fol­cló­ri­cas e his­tó­ri­cas das prin­ci­pa­is. Su­per­sti­ções, e creio que to­dos tam­bém gos­ta­ri­am de sa­ber co­mo sur­gi­ram ou por que to­do mun­do tem a sua.

Uma rá­pi­da pes­qui­sa nos le­va a des­co­brir a ra­zão de tan­tas su­per­sti­ções cor­ri­quei­ras no dia-a-dia.

Há du­as for­mas de su­per­sti­ções: de sor­te e de azar.

To­do mun­do acha que ter uma fer­ra­du­ra de­pen­du­ra­da na pa­re­de so­bre a por­ta de en­tra­da traz sor­te. De acor­do com a len­da de São Dun­stan, fer­rei­ro in­glês da Ida­de Mé­dia, que vi­veu no Sé­cu­lo X, ele re­ce­beu a vi­si­ta de um ho­mem que lhe pe­diu que co­lo­cas­se fer­ra­du­ras em seus pró­prios pés, su­pos­ta­men­te cas­cos fen­di­dos. Dun­stan te­ria re­co­nhe­ci­do ra­pi­da­men­te seu fre­guês co­mo o di­a­bo e ex­pli­cou-lhe que, pa­ra exe­cu­tar o ser­vi­ço, te­ria que al­ge­má-lo à pa­re­de. O fer­rei­ro fez com que o ser­vi­ço fos­se tão de­mo­ra­do e do­lo­ro­so (tor­nan­do-se uma tor­tu­ra enor­me) que o di­a­bo pe­diu cle­mên­cia pa­ra pa­rar com is­so. Dun­stan só o sol­tou de­pois que ele ju­rou nun­ca mais en­trar em uma ca­sa que apre­sen­tas­se uma fer­ra­du­ra aci­ma da por­ta. Mas a fer­ra­du­ra tem que ser pre­ga­da com a aber­tu­ra pa­ra ci­ma, pa­ra que a sor­te não “der­ra­me”.

Di­zem que cru­zar os de­dos é de cer­ta for­ma um pe­di­do de sor­te, quan­do se pre­ten­de re­a­li­zar um ne­gó­cio ou es­pe­rar um re­sul­ta­do bom. Is­to vem da An­ti­gui­da­de, nos pri­mei­ros anos do Cris­tia­nis­mo. Em lu­ga­res e épo­cas nas qua­is ser cris­tão era pe­ri­go­so, co­mo no Im­pé­rio Ro­ma­no, cru­zar os de­dos era uma for­ma de fa­zer re­fe­rên­cia à cruz e pe­dir a pro­te­ção de Je­sus Cris­to sem ser no­ta­do. Pou­co a pou­co, o sen­ti­do re­li­gi­o­so se per­deu e o ges­to pas­sou a ser in­ter­pre­ta­do sim­ples­men­te co­mo um pe­di­do de boa sor­te.

Ou­tra coi­sa mui­to co­mum é di­zer que se a gen­te por­tar um tre­vo de qua­tro fo­lhas traz sor­te. De acor­do com uma len­da cris­tã, quan­do Adão e Eva fo­ram ex­pul­sos do Pa­ra­í­so, Eva trou­xe con­si­go um des­ses tre­vos. Por ser um pe­da­ço do pa­ra­í­so, ele é um sím­bo­lo po­si­ti­vo e que traz sor­te pa­ra quem o en­con­tra. Se­gun­do os dru­i­das (sa­cer­do­tes cel­tas), quem ti­ves­se um tre­vo de qua­tro fo­lhas po­de­ria en­xer­gar os de­mô­ni­os e, as­sim, es­ca­par de­les. São Pa­trí­cio, nas­ci­do na Ir­lan­da no Sé­cu­lo IV, usa­va um tre­vo pa­ra ex­pli­car a San­tís­si­ma Trin­da­de (Pai, Fi­lho e Es­pí­ri­to San­to). Al­guns fi­éis pas­sa­ram a ver a even­tual quar­ta fo­lha co­mo mais um ele­men­to, a “Gra­ça de Deus”, ou se­ja, o sím­bo­lo da sor­te.

Ou­tro sím­bo­lo de sor­te, co­nhe­ci­do pra­ti­ca­men­te no mun­do in­tei­ro, é o pé de co­e­lho, que vem de uma for­ma tra­di­cio­nal de ma­gia po­pu­lar afro-ame­ri­ca­na pra­ti­ca­da nas Amé­ri­cas, mas que nas­ceu nos Es­ta­dos Uni­dos cha­ma­da ho­o­doo, cri­a­da pe­los ne­gros nor­te-ame­ri­ca­nos. Um de seus amu­le­tos má­gi­cos é jus­ta­men­te o pé de co­e­lho. Mas não qual­quer um: so­men­te o pé es­quer­do de um co­e­lho mor­to com um ti­ro ou em um ce­mi­té­rio ser­vi­ria. Se a mor­te de­le ocor­rer em ci­ma de uma tum­ba, em noi­te de lua cheia ou nu­ma sex­ta-fei­ra 13, me­lhor. Não é qual­quer pé de co­e­lho que tra­ria sor­te, mas aque­le de­sig­na­do pe­los se­gui­do­res do ho­o­doo.

Um sím­bo­lo tra­di­cio­nal da sor­te é a fi­ga, re­pre­sen­ta­do por uma mão­zi­nha fe­cha­da, que as mã­es amar­ra­vam no pul­so dos re­cém-nas­ci­dos pa­ra afas­tar do­en­ças e maus pres­sá­gios. Era um amu­le­to co­mum na Gré­cia e na Ro­ma an­ti­ga, prin­ci­pal­men­te en­tre as mu­lhe­res, por ser con­si­de­ra­do um sím­bo­lo de fer­ti­li­da­de: o po­le­gar en­tre os de­dos re­pre­sen­ta o ór­gão mas­cu­li­no pe­ne­tran­do no fe­mi­ni­no. Com o tem­po, o sím­bo­lo per­deu a co­no­ta­ção se­xu­al.

Por ou­tro la­do, há tam­bém as su­per­sti­ções de azar, co­mo der­ru­bar sal. Se al­guém dei­xa­va der­ra­mar sal, era mau pres­sá­gio. Acon­te­ce que an­tes da exis­tên­cia das ge­la­dei­ras, a úni­ca ma­nei­ra de pre­ser­var ali­men­tos pe­re­cí­veis era sal­gan­do-os. Po­rém, na an­ti­gui­da­de o sal era mui­to ra­ro, tan­to que os pa­ga­men­tos na­que­la épo­ca eram fei­tos com sal, dan­do ori­gem à pa­la­vra “sa­lá­rio”; co­mo o sal era mui­to ca­ro, des­per­di­çá-lo sig­ni­fi­ca­va pre­ju­í­zo na cer­ta. Pa­ra au­men­tar o cui­da­do das pes­so­as, pas­sou-se a di­zer que der­ru­bar sal da­va azar. O mi­to se re­for­çou gra­ças ao pin­tor Le­o­nar­do da Vin­ci, que re­tra­tou um sa­lei­ro ca­í­do em fren­te a Ju­das no qua­dro “A Úl­ti­ma Ceia”.

Diz-se tam­bém que pas­sar de­bai­xo de uma  es­ca­da dá azar, es­te­ja ela apoi­a­da em uma pa­re­de ou aber­ta, a es­ca­da aca­ba for­man­do um tri­ân­gu­lo, um dos sím­bo­los da San­tís­si­ma Trin­da­de. Pas­sar pe­lo cen­tro de­le, en­tão, re­pre­sen­ta­ria uma ame­a­ça ao equi­lí­brio en­tre Pai, Fi­lho e Es­pí­ri­to San­to e, con­se­quen­te­men­te, um pe­ca­do. Por is­so, vi­rou si­nô­ni­mo de má sor­te. Não é ape­nas a Igre­ja Ca­tó­li­ca que dá uma in­ter­pre­ta­ção pe­cu­li­ar ao tri­ân­gu­lo: os an­ti­gos egíp­cios di­zi­am que ele é o sím­bo­lo da vi­da, e in­clu­si­ve na ma­ço­na­ria seu sim­bo­lis­mo é mui­to gran­de.

Uma su­per­sti­ção mui­to no­va é a de se di­zer que dei­xar o chi­ne­lo vi­ra­do cau­sa a mor­te da mãe. Es­ta his­tó­ria es­tá re­la­ci­o­na­da à mo­da dos chi­ne­los no Bra­sil nos anos 60. Co­mo mui­tas ca­sas ain­da não ti­nham aca­ba­men­to no chão, os cal­ça­dos fi­ca­vam mais su­jos se es­ti­ves­sem com a so­la pa­ra ci­ma. Daí es­sa fal­sa mal­di­ção, que ti­nha co­mo ob­je­ti­vo fa­zer os fi­lhos não lar­ga­rem os cal­ça­dos de qual­quer jei­to.

Sem­pre se diz que que­brar es­pe­lho dá se­te anos de azar. A adi­vi­nha­ção por meio de re­fle­xos na água (ca­top­tro­man­cia) era mui­to po­pu­lar na An­ti­gui­da­de. Po­rém, se o re­ci­pi­en­te que con­ti­nha a água caís­se e que­bras­se, que cau­sas­se a que­bra te­ria maus bo­ca­dos pe­la fren­te. Os ro­ma­nos di­zi­am que da­va se­te anos de azar por­que, se­gun­do uma te­o­ria da épo­ca, o cor­po de um ho­mem se re­no­va­va com­ple­ta­men­te ao lon­go de se­te anos.

O noi­vo ver a noi­va com o ves­ti­do an­tes do ca­sa­men­to dá azar, é o que se diz. Du­ran­te boa par­te da nos­sa his­tó­ria, o ca­sa­men­to foi uma re­la­ção co­mer­cial. Por re­ceio de que o noi­vo não gos­tas­se da fu­tu­ra es­po­sa e de­sis­tis­se, a fa­mí­lia da me­ni­na a es­con­dia até a ho­ra da ce­ri­mô­nia, sob a des­cul­pa de que vê-la an­tes tra­ria azar.

Ga­to pre­to sem­pre foi sím­bo­lo de azar, por­que Na Ida­de Mé­dia, eles fo­ram as­so­cia­dos às bru­xas de­vi­do aos seus há­bi­tos no­tur­nos. O pa­pa Ino­cên­cio VI­II che­gou a in­clu­ir os fe­li­nos des­sa cor na lis­ta dos per­se­gui­dos pe­la Igre­ja Ca­tó­li­ca pe­la In­qui­si­ção. Pa­ra pi­o­rar, em 1561 o au­tor in­glês Wil­li­am Baldwin es­cre­veu um tra­ba­lho sa­tí­ri­co cha­ma­do “Bewa­re the Cat” (“Cui­da­do com o ga­to”), no qual os ga­tos pre­tos eram, na ver­da­de, bru­xas dis­far­ça­das que ti­nham no­ve vi­das, aju­dan­do a es­pa­lhar ain­da mais a len­da. De­vi­do às su­per­sti­ções, ga­tos pre­tos são me­nos ado­ta­dos de abri­gos – há até es­tu­dos com­pro­van­do is­so.

Di­zem que abrir guar­da-chu­va den­tro de ca­sa traz má sor­te. Os guar­da-chu­vas só se tor­na­ram um item usa­do em lar­ga es­ca­la na In­gla­ter­ra da Era Vi­to­ria­na (sé­cu­lo XVI­II). Es­sas pri­mei­ras som­bri­nhas ti­nham um me­ca­nis­mo fei­to de me­tal que po­dia cau­sar fe­ri­men­tos sé­rios se atin­gis­se al­guém. Pa­ra evi­tar aci­den­tes, as pes­so­as pas­sa­ram a fa­lar em azar pa­ra quem abris­se guar­da-chu­va em am­bi­en­tes fe­cha­dos.

O nú­me­ro 13 sem­pre foi o sím­bo­lo do azar. A ori­gem é da ci­vi­li­za­ção nór­di­ca: re­vol­ta­da por ter per­di­do es­pa­ço pa­ra o cris­tia­nis­mo, a deu­sa nór­di­ca do amor e da be­le­za, Fri­ga, te­ria se exi­la­do no al­to de uma mon­ta­nha on­de, às sex­tas-fei­ras, se re­u­ni­ria com 11 fei­ti­cei­ras e com o pró­prio di­a­bo (to­tal: 13 pes­so­as) pa­ra pra­gue­jar con­tra a hu­ma­ni­da­de. E o fa­to de sex­ta-fei­ra 13 ser azi­a­go, de­ve-se ao fa­to de que na Úl­ti­ma Ceia, Je­sus Cris­to con­vi­dou seus 12 após­to­los pa­ra jan­tar, to­ta­li­zan­do 13 pes­so­as.

Além dis­so, Je­sus foi cru­ci­fi­ca­do jus­ta­men­te em uma sex­ta-fei­ra.

(Li­be­ra­to Pó­voa, de­sem­bar­ga­dor apo­sen­ta­do do TJ-TO, mem­bro-fun­da­dor da Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras e da Aca­de­mia Di­a­no­po­li­na de Le­tras, mem­bro da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa - AGI e da As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de Ad­vo­ga­dos Cri­mi­na­lis­tas - Abracri, es­cri­tor, ju­ris­ta, his­to­ri­a­dor e ad­vo­ga­do – li­be­ra­to­po­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias