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OPINIÃO

Carros elétricos: mais que tendência, uma necessidade

Da­dos da Or­ga­ni­za­ção Me­te­o­ro­ló­gi­ca Mun­di­al (OMM) re­ve­la­ram um pre­o­cu­pan­te au­men­to da con­cen­tra­ção de dió­xi­do de car­bo­no (CO2) na at­mos­fe­ra ter­res­tre, que che­gou a 403.3 par­tes por mi­lhão (ppm) no ano de 2016. Em con­tra­par­ti­da, se­ja pe­lo Acor­do de Pa­ris ou pe­los ODSs (Ob­je­ti­vos de De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel) da ONU (Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das), os es­for­ços pa­ra di­mi­nu­ir a emis­são do gás, que é o mai­or cau­sa­dor do efei­to es­tu­fa no pla­ne­ta, têm si­do mui­tos. E é nes­te ce­ná­rio que uma ten­dên­cia, que já é re­a­li­da­de em paí­ses co­mo No­ru­e­ga e Ale­ma­nha, tem ga­nha­do ca­da vez mais for­ça: a dos car­ros elé­tri­cos.

Atu­al­men­te te­mos dois ti­pos de car­ro elé­tri­co: o hí­bri­do, que mis­tu­ra com­bus­tão e ele­tri­ci­da­de, e o to­tal­men­te elé­tri­co. Den­tre os prin­ci­pa­is be­ne­fí­ci­os da uti­li­za­ção des­ses ve­í­cu­los, va­le des­ta­car a não emis­são de po­lu­en­tes, a mu­dan­ça de con­sci­ên­cia em re­la­ção ao con­su­mo de ener­gia e a di­mi­nu­i­ção nos cus­tos de abas­te­ci­men­to.

Prin­ci­pa­is bar­rei­ras

Ape­sar des­sa ques­tão es­tar ga­nhan­do for­ça tam­bém no Bra­sil, po­de se di­zer que, por aqui, a abor­da­gem ain­da é mui­to pe­que­na. O avan­ço dos car­ros elé­tri­cos no pa­ís es­bar­ra em três ques­tões: tri­bu­ta­ção, in­fra­es­tru­tu­ra e aná­li­se fi­nan­cei­ra. Até pou­co tem­po atrás, os ve­í­cu­los mo­vi­dos por ele­tri­ci­da­de eram tri­bu­ta­dos de for­ma mais ca­ra do que os car­ros de com­bus­tão, mas atu­al­men­te acon­te­ceu uma pe­que­na re­du­ção das tri­bu­ta­ções.

A se­gun­da ques­tão, que é uma pre­o­cu­pa­ção tan­to dos fa­bri­can­tes quan­to de pes­so­as res­pon­sá­veis por de­mais se­to­res co­mo, por exem­plos, edi­fí­ci­os co­mer­ci­ais ou cor­po­ra­ti­vos, é o de­sen­vol­vi­men­to de in­fra­es­tru­tu­ra pa­ra aten­der a es­sa de­man­da. É pre­ci­so se pre­pa­rar pa­ra que ha­ja pos­tos de re­car­ga su­fi­ci­en­tes, o que con­tem­pla não só um car­re­ga­dor pa­ra ve­í­cu­los, mas tam­bém dis­po­ni­bi­li­da­de de ener­gia no lo­cal on­de o mes­mo es­ti­ver ins­ta­la­do.

Se vo­cê to­mar co­mo exem­plo os gran­des cen­tros co­mer­ci­ais de São Pau­lo, pa­ra o au­men­to da de­man­da de ener­gia em um pré­dio há uma cer­ta bu­ro­cra­cia e um cus­to ele­va­do, pois são zo­nas que já es­tão sa­tu­ra­das na ques­tão do con­su­mo de ele­tri­ci­da­de. Po­rém, a lon­go pra­zo, é pos­sí­vel ter um no­tá­vel re­tor­no, não só eco­ló­gi­co co­mo tam­bém fi­nan­cei­ro. Exis­tem al­guns es­tu­dos que re­ve­lam que o car­ro elé­tri­co, ape­sar do ini­ci­al pre­ço ele­va­do, é um in­ves­ti­men­to mui­to mais van­ta­jo­so do que um ve­í­cu­lo a com­bus­tão, uma vez que seu com­bus­tí­vel tem me­nor cus­to.

Va­lo­ra­ção

Mui­ta gen­te se per­gun­ta co­mo é fei­ta a ta­ri­fa­ção da re­car­ga de car­ros elé­tri­cos, mas va­le res­sal­tar que is­so é al­go mui­to mais re­la­ci­o­na­do com a in­fra­es­tru­tu­ra de abas­te­ci­men­to do que com a quan­ti­da­de de con­su­mo. De­pen­den­do da tec­no­lo­gia uti­li­za­da, ca­da usu­á­rio re­ce­be um car­tão de li­be­ra­ção, que me­de o con­su­mo da ener­gia no ele­tro­pos­to, di­re­cio­nan­do o cus­to di­re­ta­men­te pa­ra sua con­ta. Des­se mo­do, é pos­sí­vel fa­zer um ra­teio do con­su­mo.

Em um con­do­mí­nio, por exem­plo, é vi­á­vel ter um úni­co car­re­ga­dor, com sis­te­ma de me­di­ção pró­prio, sem a ne­ces­si­da­de de co­lo­car um me­di­dor por ca­sa. Não é uma es­tru­tu­ra fí­si­ca e sim uma con­fi­gu­ra­ção do pró­prio equi­pa­men­to. As­sim, é pos­sí­vel se­pa­rar o con­su­mo por usu­á­rio, evi­tan­do con­fli­tos in­ter­nos.

E pa­ra fa­ci­li­tar ain­da mais es­sa ques­tão, re­cen­te­men­te a ANE­EL (Agên­cia Na­ci­o­nal de Ener­gia Elé­tri­ca) de­ter­mi­nou re­gras pa­ra a re­gu­la­men­ta­ção da re­car­ga de car­ros elé­tri­cos, o que pre­vê um mer­ca­do li­vre. Des­sa for­ma os car­re­ga­do­res pas­sam a ser pres­ta­do­res de ser­vi­ço e não de ven­da de ener­gia.

Qui­lo­me­tra­gem

Ou­tra dú­vi­da re­cor­ren­te em tor­no dos car­ros elé­tri­cos es­tá re­la­ci­o­na­da à ques­tão da qui­lo­me­tra­gem. Es­se ti­po de ve­í­cu­lo, a prin­cí­pio, é pen­sa­do pa­ra cir­cu­lar na ci­da­de, mas, atu­al­men­te, sua au­to­no­mia po­de che­gar a até 400km. Fa­lan­do de um pa­ís com o ta­ma­nho do Bra­sil, é al­go que fun­cio­na pa­ra vi­a­gens cur­tas, pos­si­bi­li­tan­do a che­ga­da de um es­ta­do a ou­tro, por exem­plo.

Mas, pen­san­do em su­prir es­sa ne­ces­si­da­de, uma con­ces­sio­ná­ria no sul do pa­ís es­tá de­sen­vol­ven­do uma re­de de re­car­ga rá­pi­da ao lon­go das ro­do­vi­as. En­tão quan­do o mo­to­ris­ta do car­ro elé­tri­co pa­rar no pos­to pa­ra re­a­li­zar uma re­fei­ção, tam­bém po­de­rá re­a­bas­te­cer a ba­te­ria. São re­car­gas ex­tre­ma­men­te rá­pi­das, que le­vam cer­ca de 30 mi­nu­tos pa­ra que se com­ple­te o “tan­que”.

Com tan­tos be­ne­fí­ci­os, mais do que uma ten­dên­cia, po­de se di­zer que a uti­li­za­ção de car­ros elé­tri­cos já é uma ne­ces­si­da­de. Na Schne­i­der Elec­tric, lí­der glo­bal na trans­for­ma­ção di­gi­tal em ges­tão da ener­gia elé­tri­ca e au­to­ma­ção, além da ofer­ta de car­re­ga­do­res da li­nha EV­link, con­tri­bu­í­mos jun­to aos prin­ci­pa­is ór­gã­os re­gu­la­men­ta­do­res da par­te de equi­pa­men­tos elé­tri­cos, em fa­vor des­sa ques­tão. Mais do que lu­cra­ti­vi­da­de, nos­so ob­je­ti­vo é a ex­pan­são e avan­ço des­sa no­va tec­no­lo­gia que veio pa­ra be­ne­fi­ci­ar o pla­ne­ta.

(Pa­tri­cia Ca­val­can­ti é di­re­to­ra de Re­tail da Schne­i­der Elec­tric Bra­sil)

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