Home / Política

POLÍTICA

Pedidos de intervenção têm aderência zero nas Forças Armadas, diz ministro

Folha de S. Paulo

O ministro da Defesa, Jacques Wagner, disse, ontem, que os pedidos de intervenção militar feitos por parte dos integrantes dos protestos contra o governo de domingo (14) tendem a encontrar "aderência zero" dentro das Forças Armadas.

Segundo Wagner, os intervencionistas não passaram, segundo pesquisas, de 9% a 11% dos manifestantes. Ele disse que esses grupos não pregam só contra o governo federal, mas "contra a institucionalidade".

Wagner deu a declaração ao lado dos comandantes de Exército, Marinha e Aeronáutica, após abertura da Feira Latin America Aero e Defense (Laad), especializada no setor de defesa, no Rio. "Posso dizer, com muita tranquilidade, que no seio das Forças como um todo – e estou aqui na presença dos três comandantes– esse apelo (pela intervenção) tem aderência tendente a zero.

Não vou dizer somente a zero porque sempre pode ter alguém que pense assim ou assado. Mas eu creio que está muito claro para as Forças que o nosso partido é a Constituição Brasileira", afirmou.

O ministro afirmou ainda que recebe, com tristeza, esse tipo de pedido – classificado por ele como "pregação extremista e totalmente fora da realidade" – e lembrou que uma intervenção significaria fechar o Congresso, o Judiciário e "aniquilar o Executivo".

"É um pensamento minoritário que não tem nenhuma chance de crescer. Pelo contrário, vimos até organizadores de outros movimentos entrando até no Judiciário para ficar distantes daqueles que fazem uma pregação extremista e totalmente fora da realidade", disse.

Considerado próximo da presidente, o ministro afirmou que Dilma Rousseff, que participou da luta armada contra a ditadura militar no Brasil (1964-1985) e foi torturada pelo regime, observa os pedidos de intervenção como uma democrata, ciente, disse, de que no Brasil vigora o "livre pensar". Wagner enfatizou que "o poder é conquistado pelo voto popular e é perdido pelo voto popular".

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias