Home / Política

POLÍTICA

“Sou candidato à prefeitura de Goiânia”

Com 274.625 votos, o delegado Waldir Soares (PSDB) foi o deputado federal mais bem votado da história de Goiás, mas o parlamentar tem um novo projeto em vista: se tornar prefeito de Goiânia nas eleições do ano que vem. “Em 2016, a certeza que o cidadão pode ter é que o nome do delegado Waldir vai estar nas urnas”, afirma. Considerado polêmico e com posicionamentos firmes, o parlamentar ressalta que tem  encontrado grandes dificuldades dentro do partido para seguir em frente com a pretensão de ser o próximo prefeito da Capital, tendo recebido convites de diversos partidos para se filiar.

Delegado Waldir diz que não pleiteia a disputa por questão de ego ou vaidade, mas quer seguir, segundo ele, a vontade do eleitor e relembra que, em Goiânia, recebeu mais de 178 mil votos nas últimas eleições. Com atuação nas principais comissões da Câmara, o deputado também critica a corrupção no País e acredita que a presidente Dilma Rousseff (PT) deve sofrer impeachment, visto que “ela teve envolvimento nos desvios de valores da Petrobras”. O deputado federal também defende o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), e dos demais parlamentares envolvidos em esquemas de corrupção e desvios de dinheiro.

Em entrevista ao DM, delegado Waldir critica as obras inacabadas em Goiânia e afirma que solicitou na Comissão de Fiscalização e Controle que o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério Público Federal (MPF) investiguem porque as obras não foram concluídas se o repassa do governo federal foi realizado. Na área da segurança pública, o deputado-delegado defende a unificação das polícias e mudanças na legislação. Confira abaixo a entrevista com o delegado Waldir Soares:

Eleições 2016

Confirmo, sou candidato à prefeitura de Goiânia. Em 2016, a certeza que o cidadão pode ter, é que o nome do delegado Waldir vai estar nas urnas. Minhas possibilidades, hoje, são: disputar minha candidatura pelo PSDB, onde eu encontro grande dificuldade, considerando que quem decide quem será o candidato a prefeito é o governador; teria a possibilidade de um partido novo; existe também uma reforma que está no Senado, uma PEC, que vai abrir uma janela para os deputados; outra hipótese, é a que eu posso ser expulso do PSDB. Tenho recebido convites de vários partidos, desde pequenos, grandes ou médios. Como PEN, PFL, PMN, PP, recebi convite até do PMDB. Eu não tenho uma escolha, não tenho como escolher, mesmo porque, existe um processo interno ainda dentro do PSDB. Não estou impondo. O que pedi para o PSDB foi que fossem colocadas regras claras e, nos últimos dias vi o presidente do PSDB, do municipal e do estadual, falando de algumas regras, entres elas: pesquisas qualitativas, quantitativas, quem consegue agregar mais e prévias.

Existem alguns argumentos que eu não vou ser vítima de armadilha, por exemplo, ele estão dizendo perfil. Qual o perfil? Engenheiro, médico, gestor? O que se quer? Mas isso não tem como saber, quem tem que falar é o cidadão. Quem faz agregar ou não é o governador, que controla todos os partidos da base com cargos no governo do estado. Então, quem faz agregar ou não é o governador. Em relação às prévias, quem vota são aqueles filiados ao PSDB, ligados ao vereador de Goiânia, ao deputado estadual de Goiânia, deputado federal do Estado, pessoas filiadas da juventude, mas grande parte que tem um cargo ou vínculo com o governo do estado. Então, acaba sendo um esquema forjado e eu não vou entrar em uma situação dessas. Eu sou novo na política, não tenho vícios, mas tenho conversado com pessoas que foram prefeitos, governadores e tenho adquirido essa experiência. O PSDB não ganha eleições em Goiânia há 20 anos e, para ganhar, acredito que tenha que ouvir o povo. Se for manter essas pesquisas internas, com esses critérios que estão criando internamente, mais uma vez o PSDB vai ficar longe da prefeitura de Goiânia.

Melhor nome do PSDB

Não sou eu quem acho, na verdade são as pesquisas. Não posso falar que eu acho, eu só digo o seguinte: eu sou o candidato mais votado da história de Goiás e de Goiânia - 178 mil votos - e isso quem falou foram as urnas. Em várias pesquisas que têm sido realizadas, eu estava em terceiro, segundo, primeiro, e tenho figurado nas três posições. Se os índices fossem 3%, 4%, 5%, até 10%, eu não estaria pleiteando essa disputa. Mas como as pesquisas têm mostrado esses resultados, por isso que eu tenho pedido. Nas pesquisas eu tenho aparecido com 20%, então, se multiplicar 950 mil eleitores que temos em Goiânia por 20, vai dar 180 mil votos. Eu tive, em Goiânia, 178 mil votos. O eleitor que votou no delegado Waldir quer o delegado Waldir prefeito de Goiânia. Além disso, de 513 deputados, conforme pesquisa do Congresso em Foco, eu fui o 16º melhor deputado federal goiano na pesquisa. Estou nas comissões mais importantes da Câmara: Segurança Pública; Fiscalização e Controle; Constituição e Justiça, CPI da Petrobras - o fato mais importante de investigação de corrupção da história desse país, antes e depois - então é o fato mais importante hoje e eu estou dentro dessa CPI e, realmente, estamos em lugares importantes, por isso que o delegado Waldir tem pleiteado essa disputa.

Não estou caindo de para-quedas, meu voto é independente e se levar em conta que minha campanha foi feita sem ajuda de nenhum vereador, de nenhum deputado estadual e nenhum prefeito, nenhuma pessoa contratada, então a nossa campanha é barata, diferente das outras que serão colocadas na mesa. Temos uma outra ferramenta que é de extremo sucesso, que são as redes sociais. Nenhum político em Goiás, hoje, tem o número de amigos que eu tenho nas redes sociais. Eu trago para a sociedade argumentos, e essa pretensão não é pessoal minha, é uma pretensão dos meus eleitores e eu não posso fugir de uma luta, de uma guerra, ainda mais a situação que está Goiânia: violenta; suja; toda semana com um problema no transporte coletivo; um adensamento desigual da cidade; a questão sustentável da cidade caiu por terra, porque é uma cidade que destrói seus marcos, suas praças, para colocar cimento. Eu quero uma cidade diferente para criar os meus filhos, a minha família, os seus filhos, a sua família. Eu quero uma cidade diferente, eu vivo aqui.

Além disso, como eu sou o mais votado de Goiânia, estamos fazendo estudos em relação a cidade. Estudos em cada bairro, cada escola, cada posto de saúde. Nós estamos fazendo um trabalho que se amanhã eu for candidato, teremos um mega projeto para essa cidade.

Unificação das polícias

Sou favorável à unificação das polícias, com a criação de uma polícia única. O cidadão não quer saber se liga para o 190, 197, etc. Ele quer que o seu problema seja resolvido. Hoje, nós vivemos uma  briga entre as polícias militar com a civil, a PM com a Guarda Civil, a Rodoviária com a Federal. Nós temos que parar com brigas internas, porque o adversário comum é o criminoso.  Penso em uma polícia única, federalizada, uma no Estado e outra no município, onde toda polícia possa fazer o ciclo completo, com carreira única e desmilitarizada. Militarizada que seja apena o exército.

Hoje, nós vivemos uma falência do sistema de segurança pública. São mais de 58 mil mortes no país, sendo mais que se juntar pessoas que morreram no Líbano e Síria. É indispensável uma revolução nessa questão da segurança pública e os personagens da segurança pública têm de parar de pensar em seu próprio nariz e olhar para o atendimento do cidadão, que é o que paga pelos nossos salários e de todos os policiais de Goiás. O cidadão veio antes das polícias, então ele quem merece respeito. Temos de parar de pensar nas instituições e apenas criar um ciclo completo para a Polícia Militar porque faltam delegados, isso é problema do governador, ele quem tem que colocar número de delegados suficientes.  Hoje, em Goiás seriam necessários 30 mil homens na PM, mas nós temos 10 mil homens. Na Polícia Civil seriam necessários 6 mil homens e hoje temos 3 mil. Temos que atacar essa questão no Executivo, não é mudando a forma de atuar das polícias que nós vamos dar mais segurança. Temos que fazer uma polícia única, onde o cidadão ligue e resolva o seu problema.

Câmara Federal

Tenho 10 mandamentos tenho seguido a premissa deles. O primeiro era a redução da maioridade penal e esse projeto estamos trabalhando e já passou pela Câmara. O projeto estava parado há 23 anos na Câmara e nós já conseguimos aprovar. Na segurança pública, nós conseguimos aprovar, nesse primeiro semestre, a criminalização da morte da mulher - o feminicídio -, através da nossa bancada da segurança pública e do nosso trabalho foi que o projeto andou. Mais o agravamento da pena daqueles que matam policiais, nós avançamos também. Há duas semanas, aprovamos na CCJ o agravamento das penas dos crimes de furto e de roubo. Na próxima terça-feira vamos discutir o estatuto do desarmamento, que vai deixar de ter esse nome e se chamar estatuto da legítima defesa. Hoje o bandido está armado e o cidadão de bem desarmado, então vamos inverter essa lógica. Tem outros projetos importantes que fizemos e estamos trabalhando, como a creche noturna. Queremos permitir que a mãe engravide, mas que ela continue estudando e trabalhando, tendo a necessidade das creches noturnas, que é um projeto extremamente social. Temos o projeto de insalubridade e segurança para os jornalistas, que têm uma carreira muito arriscada. Temos um projeto na área de medicamentos, facilitando com que as pessoas que tenham necessidade de medicamentos de alto custo tenham acesso mais fácil, sem necessidade de ordem judicial, sob pena de responsabilizar o médico ou gestor pela conduta. Então, a cada mês que estivemos na Câmara Federal, nós temos um projeto importante protocolado na Casa.

Impeachment de Dilma Rousseff

Sou favorável ao impeachment da presidente, em razão das investigações que nós realizamos na CPI da Petrobras e vimos que ela teve envolvimento nos desvios de valores da Petrobras. A Dilma foi presidente da estatal, foi ministra de Minas e Energia, então ela tinha sob o controle direto dela as pessoas que roubaram o dinheiro do bolso do brasileiro. São bilhões que foram roubados e ela tem participação direta. Como também tem o ex-presidente Lula da Silva (PT), onde tudo está ficando muito claro. Então, acredito que o impeachment dela vai acontecer, não sei se agora ou no começo do ano, mas ela vai ser afastada. Ela tem 90% de rejeição da sociedade, a economia está estagnada, inflação em disparada, temos mais de 12 milhões de desempregados no país. Realmente, estamos em uma situação extremamente crítica. Nós precisamos sair dessa crise e acho que o Michel Temer (PMDB) é o substituto legal e quem deve assumir. Acreditamos que ele possa fazer esse processo de transição e mudança para tirar o Brasil desse caos. Precisamos de cortes mais drásticos, ela [Dilma] reduziu de 37 para 31 ministérios e é muito pouco. O Brasil não suporta mais do que 20 ministérios. Acho que deve ter cortes mais duros para avançarmos.

Eduardo Cunha (PMDB)

Sou favorável ao afastamento do presidente da Câmara, mas algumas pessoas perguntam: delegado, você não assinou no Conselho de Ética, junto com os partidos de esquerda, o pedido de afastamento dele. Por que eu não assinei? Porque dos quase 40 deputados, cerca de 10 estão sendo investigados na Lavajato. Eu não vou colocar minha assinatura junto com outros deputados que são investigados. Eu sou defensor de que temos que afastar Eduardo Cunha e cassar o mandato dele, mas também fazer o mesmo com 70 deputados e senadores que estão envolvidos na Lavajato, não apenas colocar o Eduardo Cunha como Cristo. Se ele roubou, se desviou dinheiro e os demais parlamentares meteram a mão no cofre, foi poque o ex-presidente Lula permitiu e a atual presidente Dilma também, porque eles que têm a chave do cofre. Eles que nomeiam os cargos na Petrobras. Acho que junto deve vir o afastamento da presidente, porque não podemos continuar sendo administrados por uma pessoa envolvida em corrupção, que faz parte de uma organização criminosa e que usa dinheiro sujo na sua campanha.

Obras Inacabadas

Em relação à obras inacabadas em Goiânia, fui eu quem pediu na Comissão de Fiscalização e Controle e, virá uma comissão de Brasília para fiscalizar a Marginal Botafogo, a Cascavel, o parque Macambira Anicuns - que está sendo inaugurado algumas etapas -, a Leste-Oeste. Através de um requerimento meu, a Comissão de Fiscalização e Controle vai mandar pessoas do TCU e Ministério Público Federal para Goiânia verificar por quais razões, boa parte do dinheiro que recebeu e até agora não foram concluídas essas obras. Outra questão muito importante também, que é nossa preocupação e que pedimos providência, inclusive vai ter uma audiência pública com o prefeito de Goiânia e de Aparecida, a questão das creches. Houve uma denúncia do programa Fantástico em relação a fraude nas creches de Aparecida e, havendo a notícia de que isso havia em Goiânia também, então pedimos uma audiência pública onde deverá comparecer o prefeito de Goiânia e o de Aparecida, além disso o empreiteiro que estaria construindo essas supostas creches. Nós queremos saber qual razão da crise hoje no sistema de vagas para educação pré-infantil.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias