TRE manda dar posse a suplentes em Goiânia
Redação
Publicado em 17 de outubro de 2022 às 15:21 | Atualizado há 3 anos
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) determinou que Paulo Magalhães (UB) e Márcio Carvalho dos Santos (Cidadania), o professor Márcio, sejam diplomados como vereadores de Goiânia. Eles entram no lugar de Bruno Diniz e Santana Gomes, cujo partido, o PRTB, teve a chapa cassada por fraude na sua composição para atender à cota de gênero.
Na quinta-feira (13), o presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Campos, negou pedido de liminar e recurso especial eleitoral movidos pelo PRTB e pelos vereadores cassados para evitar a nova totalização dos votos das eleições de 2020. A recontagem foi feita e o juiz Paulo César Alves das Neves, da 2ª Zona Eleitoral de Goiânia determinou a diplomação dos novos vereadores.
O advogado de Santana Gomes, Luciano Hanna, afirma que respeita a decisão do TRE-GO, mas vai entrar com recurso especial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reverter. A expectativa é de que a instância superior revogue o entendimento do TRE-GO e devolva os mandatos aos vereadores do PRTB.
Os vereadores do PRTB tiveram os mandatos cassados no dia 7 de abril, em decisão do TRE-GO. O processo movido pelo PT, PSL e por Fabrício Rosa, que foi candidato a vereador de Goiânia pelo PSOL, traz o argumento de que houve fraude na chapa por meio de candidaturas femininas fantasmas no PRTB.