Política

De 27 cadeiras, bolsonarismo pode eleger até oito senadores

Redação DM

Publicado em 28 de setembro de 2022 às 17:32 | Atualizado há 4 anos

O bolsonarismo terá importante teste de fôlego no domingo, 2. Até aqui, oito candidatos com a chancela do presidente Jair Bolsonaro apresentam possibilidades reais de vitória no Senado. O grupo reúne candidatos do PL, Republicanos, PSC e PP.

PT elegerá, com certeza, ao menos cinco senadores – todos lideram com ampla margem. Com o PSB, que integra a coligação de Lula, o grupo pode ter até sete eleitos. O União Brasil tem chances de eleger até três senadores.

Marconi Perillo é a única chance do PSDB vencer no Brasil.

As candidaturas de maior fôlego do bolsonarismo se localizam no Centro-Oeste e Norte.

Pesquisas do Ipec, Datafolha e Real Time Big Data foram usadas para coletas de informações.

Em Minas Gerais, Cleitinho Azevedo (PSC) está empatado com Alexandre Silveira (PSD). Os bolsonaristas devem amargar a derrota em São Paulo. Lá, Janaína Paschoal (PRTB) e Marcos Pontes (PL) estão bem atrás de Márcio França (PSB). No Rio de Janeiro, existem chances reais para o bolsonarismo. Romário (PL) está praticamente eleito.

No Espírito Santo, Rose Freitas (MDB) lidera as sondagens, bem próxima de Magno Malta (PL), bolsonarista dos primeiros momentos.

No Rio Grande do Sul, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) amarga o terceiro lugar nas pesquisas, apesar de próximo dos primeiros colocadas.

Santa Catarina, onde Bolsonaro tem seu melhor desempenho nas sondagens, não deverá ter um senador bolsonarista. Jorge Seif (PL) está em terceiro lugar.

Não existem chances para o candidato do partido do presidente no Paraná. Álvaro Dias (Podemos) está em primeiro lugar, seguido de Sérgio Moro (União Brasil). Candidato de Bolsonaro, Paulo Martins (PL) não tem chances.

No Centro-Oeste, o bolsonarismo mostra sua maior força. Em Goiás, por exemplo, Wilder Morais (PL) está embolado com Marconi Perillo (PSDB) e Delegado Waldir (UB).

No Distrito Federal, Damares Alves (Republicanos) e Flávia Arruda (PL) estão empatadas e já garantem ao menos uma bolsonarista no Senado. A ex-ministra Teresa Cristina (PP), do Mato Grosso do Sul, está praticamente eleita, conforme as pesquisas.

No Mato Grosso, Welington Fagundes (PL) tem indicações de que será eleito, com grande margem à frente do segundo colocado.

Em Alagoas, deve vencer Renan Filho (MDB), que tem quase 60% das intenções de votos. Na Bahia, Otto Alencar (PSD) pode se eleger com 21% à frente do candidato do PP. Canditada bolsonarista, Raíssa Soares (PL) segue tendência de derrota.

No Ceara, Camilo Santana (PT) está praticamente eleito. Teresa Leitão (PT) lidera com folga em relação ao candidato bolsonarista no Pernambuco, Gilson Machado (PL). No Piauí, Welington Dias (PT) deve se eleger, com grande diferença em relação a Joel Rodrigues (PP).

No Rio Grande do Norte, o candidato do PDT, Carlos Eduardo, enfrenta Rogério Marinho (PL). Ricardo Coutinho (PT) disputa com Efraim Filho (UB) na Paraíba, sem chances para candidato bolsonarista.

No Maranhão, Flávio Dino (PSB) está praticamente eleito. Valadares Filho, também do PSB, rivaliza com Danielle Garcia (Podemos), em Sergipe. O candidato de Bolsonaro, Eduardo Amorim, está em terceiro lugar, com chances remotas.

Na região Norte, Bolsonaro tem mais chances do que no Nordeste. No Tocantins, professora Dorinha (UB) disputa com Kátia Abreu (PP) a vaga ao Senado. PL não tem candidato.

Em Roraima, doutor Hirah (PP) disputa vaga com Roméro Jucá (MDB). Mariana Carvalho (Republicanos) lidera contra Expedito Junior (PSD), em Rondônia. Por sua vez, o bolsonarista Mário Couto tem disputa apertada com Beto Faro (PT) no Pará.

No Amazonas, Omar Aziz (PSD) lidera a disputa, com boa margem de frente em relação ao candidato bolsonarista. Davi Alcolumbre (UB) deve ser reeleito com folga no Amapá No Acre, Alan Rick (UB) lidera, distante do bolsonarista, classificado em terceiro lugar. (Colaborou João Carvalho)

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia