Hugo realiza captação múltipla de órgãos
Redação DM
Publicado em 20 de setembro de 2022 às 18:33 | Atualizado há 3 anos
O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) vivenciou na manhã desta terça-feira, 20, uma corrida contra o tempo, a unidade de saúde realizou uma múltipla captação de órgãos para transplante. Foram captados coração, fígado, rins e córneas. O doador, um homem de 40 anos, teve o diagnóstico de morte encefálica confirmado, após realização de todos os testes comprobatórios determinados pela Legislação Brasileira.
.
O coração vai seguir para um receptor de São Paulo, o fígado para o Distrito Federal, os rins e as córneas foram destinados a pacientes de Goiás. Todo o processo foi conduzido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hugo em parceria com Organização de Procura de Órgãos do Estado de Goiás (OPO-HUGO).
Para realizar a cirurgia, o hospital contou com o empenho e a dedicação de uma equipe formada por vários profissionais. A captação do coração foi realizada por um time de cirurgiões de São Paulo. A retirada do fígado foi feita por profissionais do Distrito Federal, já a dos os rins foi desempenhada por profissionais captadores de Goiás e a das córneas pelo enucleador da Fundação Banco de Olhos de Goiás (FUBOG).
Em 2022, o Hugo realizou 13 captações de órgãos para transplantes. Até o mês de julho foram doados 24 rins (12 doadores), 8 fígados, 2 pulmões (1 doador), além de três corações e 14 córneas (7 doadores). A unidade é referência no Estado e uma das que possuem uma sala exclusiva para a OPO.
A Captação
O processo de captação é complexo e necessita de uma logística e coordenação efetiva para que tudo aconteça em tempo hábil, pois é necessário seguir a lógica de tempo de isquemia fria do órgão, tempo entre captação e implante.
Na cirurgia de hoje, o coração foi o primeiro órgão captado, pois o limite de horas entre a retirada e o implante é de, no máximo, 6 horas. Já para o fígado, o limite de horas entre a retirada do corpo do doador e o implante do receptor é de, no máximo, 12 horas. O rim é possui um tempo maior tempo de isquemia, podendo ser até 48 horas. As córneas, dependendo da solução utilizada para armazenamento, tem o tempo de 14 dias.
Seja Doador
Para ser um potencial doador, não é necessário deixar algo por escrito. Porém é fundamental comunicar à família o desejo de doação, pois para que o procedimento seja realizado, é necessário autorização familiar. Informe a sua família sobre o desejo de doar.
Leia também
- Goiás alcança marca histórica e conquista 2º lugar no ranking nacional de alfabetização infantil
- Transporte e turismo impulsam serviços em Goiás, que crescem 3,3% e superam média nacional
- Vila Nova e Operário ficam no 0 a 0 em jogo com pênalti e chances perdidas
- Lixadeira: truques para acabamento perfeito na madeira e outros materiais
- Alicate amperímetro: como usar para testar eletricidade com segurança